O curso de Classificação e Degustação de Café de Santos chega a sua 64ª edição despertando interesse em pessoas de diferentes nacionalidades.
A Associação Comercial de Santos vem realizando o curso de degustação de café anualmente.
Nos meses de julho, japoneses que atuam em empresas relacionadas a indústria do café vem a Santos especialmente para o curso.
Fazem parte da turma deste ano um aluno de nacionalidade belga, um inglês e outro peruano, além de 10 japoneses e 10 brasileiros.
As aulas são ministradas pelo professor Nilton Ribeiro, classificador e degustador há mais de 50 anos, com a colaboração do classificador Onivaldo Ruas (Geléia), José Almeida, Pedro Pascoal e da tradutora e intérprete professora, Sayoko Nakai.
Atividades na fazenda
Durante o curso os alunos visitaram a fazenda Vargem Grande, em Jacutinga, Minas Gerais, e foram recebidos pelos proprietários Adverval e Claudinei Contini, que passaram diversas informações sobre a fazenda que possui 60 mil pés de café plantados, dos tipos Mundo Novo (90%) e Catuai (10%).
Os alunos puderam assistir ainda a colheita manual que estava sendo feita por funcionários. Alguns participaram da abanação e uma aluna pode utilizar a mão mecânica.
Na sala de classificação e degustação de café ocorrem atividades práticas de classificação de grãos verdes e degustação realizadas diariamente até o final do curso.
Oriundos de uma nação acostumada a exportar tecnologia e modernidade pelo mundo, os alunos japoneses que fazem o curso junto aos demais, aprimoram seus conhecimentos sobre os grãos além de descobrirem os segredos daquele que já foi o produto mais exportado pelo Brasil.
Parabéns, Japão!
Parabéns, Brasil!
Deixe um comentário