Pegar o lápis corretamente pode até parecer fácil, mas não é. Recentemente percebi que o Gui pegava de uma maneira bem estranha no lápis. Ele conseguia escrever direitinho, mas esse jeito estranho estava me preocupando.
Fui conversar com a professora dele, a Claudete Rodrigues de Sousa, que tem formação em magistério, pedagogia e psicopedagogia institucional ela me falou que isso é algo que acontece e que pode ser resolvido com o tempo.
Conversando com uma das mães do grupo, a Debora, ela me falou sobre uma borracha trifásica, um acessório que o filho dela já tinha usado e que tinha resolvido essa pega incorreta no lápis. – Obrigada Debora!
A borracha trifásica é um acessório que coloca no lápis e faz com que a criança pegue no lápis de maneira correta, pois os dedos encaixam na borracha. Só achei essa borracha para comprar em uma papelaria online, em um pacotinho com 30 eu acho.
Assim que a borracha chegou entreguei para a tia Clau e ela colocou o acessório em cada lápis (ter um para cada lápis é o ideal, pois a criança não precisa ficar tirando de um lápis para outro na hora de usar). O Gui no começo estranhou um pouco, foi resistente porque claro, já estava acostumado a pegar do jeito que ele achava mais confortável para ele. Mas aceitou e, dois meses depois ela já não precisa mais usar este acessório.
Eu fiquei surpresa com a rapidez com que ele aprendeu a pegar direito no lápis. Mérito dele, mas também da tia Clau, que ficou ali diariamente mostrando como era o correto e o incentivando. Muito obrigada tia Clau!
No dia em que a tia falou que ele não precisava mais da borrachinha ele chegou em casa muito feliz e disse:
– Mamãe, já sei escrever sem a borrachinha, quer ver?
Ele se sentiu tão feliz que resolvi conversar com a Clau para entender melhor a importância de pegar corretamente no lápis.
Por quê pegar corretamente no lápis?
Pegar no lápis corretamente é importante para o bom desenvolvimento motor, que refletirá diretamente nos processos de escrita.
Não pegar no lápis corretamente atrapalha o processo de alfabetização?
A pega incorreta do lápis pode interferir na realização das atividades escolares que envolvem o grafismo.
Quais os problemas podem ocorres com a criança se ela não fizer corretamente essa pega no lápis?
O ato preensor incorreto do lápis pode ocasionar tensões e consequentemente dores nos dedos, punhos e antebraço, causando cansaço pelo desconforto durante as tarefas escolares. Lentidão de movimentos, dificuldades na grafia e traçados, falta de uniformidade no tamanho de letras e traçados, questões relativas ao espaçamento da escrita são alguns exemplos que terapeutas ocupacionais e psicomotricistas citam.
Qual o papel da escola nesse aprendizado?
Existe todo um trabalho da motricidade ampla e fina que deve ser feito pela escola de forma lúdica. Devemos oportunizar à criança o fortalecimento da musculatura dos dedos e das mãos, sejam atividades de cunho pedagógico (modelagem, desenhos, pinturas, manuseio de cola líquida, recorte com dedos /tesoura, brinquedos de encaixe, etc.) sejam atividades relacionadas à vida prática (abrir potes, embalagens, estojos, mochilas; vestir-se; calçar-se; alimentar-se, tomar banho sozinho, etc)
Como os pais podem ajudar a criança a aprender essa pega correta?
A parceria com os pais é de fundamental importância, pois fora do ambiente escolar, serão atuantes para a correção do ato preensor, bem como na manutenção da vivência da autonomia em casa. Quanto maior a independência da criança nas atividades diárias, maior o desenvolvimento motor dela, exemplo: vestir-se e despir-se, calçar meias e calçados, alimentar-se sozinha, tomar banho sozinha, abrir e fechar potes e embalagens de alimentos, servir-se de pasta para a higiene bucal, abrir mochilas, estojo, etc.).
Quais exercícios facilitam a pega correta?
Além da orientação constante do ato preensor durante as atividades, podemos usar lápis, giz e canetas hidrográficas em formato triangular que auxiliam na forma adequada de segurar o lápis, porém nem sempre é suficiente, quando a preensão da criança não foi orientada frequentemente.
Existem materiais trifásicos para encaixe nos lápis e canetas que, de forma anatômica, contribuem para que a preensão seja adequada. Porém a utilização destes acessórios deve ser feita com a orientação do adulto.
Essa borracha pedagógica trifásica ajuda a criança a pegar corretamente?
Ajuda sim, mas sua utilização deve ser supervisionada pelo adulto, com o intuito de orientar quais os dedos devem ser apoiados e em quais lugares, e sempre que a criança voltar para a posição incorreta e habitual, orientar quantas vezes forem necessárias, e este mesmo processo deve acontecer em casa, para que se torne efetiva a correção do ato preensor.
Deixe um comentário