O Centro de Alta Complexidade do Hospital de Cubatão (HC) passa a oferecer o atendimento de quimioterapia voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O serviço será regulado pela Diretoria Regional de Saúde IV e seguirá o dimensionamento de 60% de vagas para residentes de Cubatão e 40% para outras cidades da Baixada Santista.
Além disso, as unidades são administradas pela Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas nas áreas de saúde e educação.
O início do atendimento da quimioterapia é mais uma etapa no processo de abertura gradual dos serviços oferecidos no Centro, localizado em um prédio anexo ao Hospital.
Atualmente, estão em funcionamento o ambulatório, consultas em nefrologia e oncológicas, para cabeça e pescoço e urologia dos pacientes da rede pública, além do setor de hemodiálise.
Portanto, os serviços são destinados aos pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Vagas (para os atendimentos de oncologia) e por agendamento da Secretaria Municipal de Saúde (para a hemodiálise).
Ampliação
Assim, no início do mês, foi anunciada a ampliação da oferta de leitos SUS no Hospital de Cubatão, por meio de termo assinado entre a Fundação e a Prefeitura local.
A partir de agora, a unidade passa a oferecer mais 25 leitos clínicos e cirúrgicos ao SUS sendo 22 adultos e três pediátricos, totalizando 100 unidades públicas para internação.
Com isso, haverá também um acréscimo na capacidade de realizações de cirurgias de alta e média complexidades.

Unidade de Cubatão vai atender pacientes SUS para tratamento quimioterápico, sendo 60% de Cubatão e 40% de municípios vizinhos. Foto: Divulgação
Hospital de Cubatão
Dessa forma, o Hospital de Cubatão – Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva está sob gestão da Fundação São Francisco Xavier desde outubro de 2017, quando foram iniciadas a reforma da estrutura e as adaptações necessárias – a unidade estava fechada desde julho de 2016.
Portanto, o Hospital foi reaberto em 1° dezembro de 2017, atende ao SUS e à rede privada e sua retomada foi considerada um marco para a cidade.
Assim, dentre os resultados e avanços alcançados neste período, destacam-se os números de atendimentos prestados: 1.067.968 exames de apoio ao Diagnóstico, contemplando exames de imagem e laboratoriais; 4.242 procedimentos cirúrgicos; 14.211 internações e 3.227 partos – números referentes ao período de dezembro de 2018 a agosto de 2020.