Tão logo a Prefeitura autorize, o Grupo Peralta iniciará de imediato o projeto de construção do novo shopping da Cidade: o Litoral Plaza Santos.
Essa disposição foi manifestada pelo superintendente do Litoral Plaza Shopping, Martinho Polilo, durante entrevista concedida no programa Manhã de Notícias, da Boqnews TV.
Assim, a área de cerca de 100 mil metros quadrados localizada na confluência dos canais 1 e 2 já está preparada para receber as obras do novo empreendimento.
Com isso, as contrapartidas previstas aos clubes Portuários e Portuguesa Santista, que cederam parte das respectivas áreas para o empreendimento, serão atendidas na primeira etapa de execução do projeto.
Dessa forma, o projeto contempla o Portuários com uma nova sede social com áreas esportivas e de realização de eventos, enquanto que a Portuguesa Santista terá seu estádio revitalizado.
“Primeiro atenderemos nossos parceiros e a partir daí daremos início à construção do shopping”, ressalta Polilo.

Martinho Polilo detalhou o projeto do novo shopping santista. Foto: Carla Nascimento
Viabilidade
Sendo assim, o superintendente revelou que a opção de erguer um novo shopping em Santos resultou de pesquisas mercadológicas de viabilidade.
Assim, segundo ele, há grande interesse de lojas de grandes marcas e estabelecimentos tradicionais se estabelecerem em Santos.
“A praça santista tem gerado muito interesse para a expansão de grandes redes, inclusive já recebemos o sinal verde de muitas delas”, revela o superintendente.
Portanto, há previsão de que, quando estiver em funcionamento, o empreendimento ofertará 4 mil vagas de trabalho.
Por isso, Polilo afirma que tem a expectativa de que as obras comecem ainda neste semestre.
“A proposta recebeu ajustes para atender requisitos de impacto ambiental e de vizinhança faltando apenas o ‘ok’ da Administração Municipal para darmos sequência”, ressalta.
Sendo assim, o novo shopping terá 12 mil vagas para veículos.
Dessa forma, além dos frequentadores das lojas também atenderá quem for aos jogos nos estádios da Portuguesa Santista e Vila Belmiro.
Há previsão ainda de construção de prédios de apartamento e complexo empresarial, “erguidos em uma segunda etapa”.
Portuários
Também entrevistado no Manhã de Notícias da Boqnews TV, o presidente da Associação Atlética dos Portuários de Santos, Marcio de Carvalho, demonstra grande otimismo com a possibilidade de materialização do empreendimento.
Por isso, acredita que o clube, a partir das novas instalações, poderá ampliar substancialmente o quadro associativo.
Atualmente, o Portuários conta com pouco mais de 300 sócios, que não garantem a sustentabilidade econômica da instituição.
“Temos sobrevivido com a realização de eventos e shows”, ressalta.
Dessa forma, ele estima que o empreendimento será um instrumento facilitador para movimentar o clube.
“Além do maior fluxo de pessoas naquela região, facilidades como a oferta de vagas de estacionamento ajudarão muito”, afirma.

Marcio de Carvalho, presidente do Portuários, está otimista com o projeto. Foto: Reprodução/BoqnewsTV
Prefeitura
Portanto, em nota a Prefeitura de Santos comunica que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) informa que o projeto está em fase de licenciamento municipal, que inclui, por exemplo, processo para aprovação do projeto de edificações e o estudo de impacto de vizinhança.
Em relação ao prazo para término das obras, não há prazo definido. Isso depende da apresentação das documentações necessárias enviadas pelo empreendedor responsável.
Confira o programa