Fortes chuvas deixam moradores ilhados e veículos de baixo da água em Santos | Boqnews
Foto: Felipy Brandão

Cidades

19 DE FEVEREIRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Fortes chuvas deixam moradores ilhados e veículos de baixo da água em Santos

Entre às 18h e 21h da terça-feira (18) choveu 124,4 mm

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na última terça-feira (18), as fortes chuvas atingiram a cidade de Santos e a região da Baixada Santista, causando diversos alagamentos e deixando pessoas “ilhadas” e prejuízo para os veículos que ficaram de baixo da água.

Foto: Felipy Brandão

A Rua Arnaldo de Carvalho no bairro Campo Grande, em Santos ficou completamente alagada.

Foto: Nara Assunção

Assim como, na Rua Oswaldo Cruz em frente à Universidade Santa Cecília, estudantes, professores e funcionários ficaram “ilhados” e veículos de baixo da água.

Foto: Beto Iafullo

Aliás, no mesmo local, na manhã desta quarta-feira (19) é possível notar os reflexos da chuva da última terça, um carro ficou com a traseira erguida sobre o capô de outro veículo.

Defesa Civil de Santos

Sendo assim, a Defesa Civil de Santos informa que o acumulado pluviométrico das últimas 72h é de 146,1 mm. Acumulado do mês , 289,2mm. Os morros estão em estado de atenção.

Entre às 18h e 21h da terça-feira (18) choveu 124,4 mm.

A Defesa Civil de Santos informa que o acumulado pluviométrico das últimas 72h é de 146,1 mm. Acumulado do mês, 289,2mm. Os morros estão em estado de Atenção.

Dados do Sistema de Alerta e Visualização de Áreas de Risco do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), utilizado pela Defesa Civil de São Paulo, apontaram que três áreas de Santos (Nova Cintra, Chico de Paula e Morro São Bento) tiveram os maiores volumes de chuva do Estado no acumulado de três horas, entre as 18h e 21h de terça-feira (18). Respectivamente, estes bairros registraram 134mm, 125mm e 119mm de água. Esse grande volume de chuva atingiu praticamente a metade do acumulado esperado para todo o mês de fevereiro (287,5mm).

Equipes da Defesa Civil estão em campo desde a noite de terça (18). Na madrugada desta quarta-feira (19), ocorreram cinco vistorias em áreas com deslizamentos, sem gravidade, nos morros do Marapé, São Bento e Vila Progresso. Também houve o registro de uma queda de árvore na Rua Lucas Rodrigues Junot, no bairro São Manoel, e queda de um poste na Rua Constituição, no Centro Histórico.

Até o momento, não houve registro de ocorrências graves nos morros. Nenhum imóvel precisou ser interditado e não há desabrigados. Uma munícipe cadeirante, que reside na Zona Noroeste, e teve seu imóvel inundado e foi acolhida com seu filho do Seabrigo (Macuco). O Samu não foi acionado para atendimentos relacionados à chuva e/ou raios.

 

Rescaldo

Equipes de zeladoria da Prefeitura de Santos, formadas por mais de 380 profissionais, seguem atuando nos trabalhos de rescaldo das chuvas por toda Cidade. As ações consistem em serviços de drenagem, limpeza urbana e remoção de galhos ao longo desta quarta-feira (19). A operação conta com o apoio de mais de 30 veículos entre caminhões basculantes, de carroceria, caminhões-pipa, pás carregadeiras e retroescavadeiras.

 

Educação

A Secretaria de Educação de Santos informa que na manhã desta quarta-feira (19), quatro unidades municipais de educação passam por limpeza e não receberão os alunos: UMEs Lydia Federici (Boqueirão), Padre Francisco Leite (Marapé), Maria de Lourdes Borges Bernal (Castelo) e Hilda Papa (Rádio Clube). As aulas serão retomadas no período da tarde. Importante destacar que não haverá prejuízo pedagógico e os alunos terão todo o suporte necessário.

 

Saúde

Já a Secretaria de Saúde de Santos informa que as policlínicas afetadas pelas chuvas têm previsão de reabertura a partir das 11h desta quarta-feira (19) após limpeza. São as unidades Embaré, Alemoa, Estuário, Jabaquara, Morro José Menino. A Policlínica Bom Retiro teve a estrutura elétrica danificada e necessitará de manutenção. A Clínica-Escola do Autista também foi afetada e retomará os atendimentos nesta tarde. O Centro de Especialidades Odontológicas da Zona Noroeste não atenderá nesta quarta (19).

 

Solapamento

A Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) informa que houve solapamento na calçada da Rua Galeão Carvalhal com a Rua Carlos Afonseca (Gonzaga), onde está sendo erguido um residencial. A Seob já notificou a construtora a tomar as medidas cabíveis com urgência.

Foto: Luiz Nascimento

 

Trânsito

Desde a noite de terça-feira (18), equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) estão nas ruas para atendimento das ocorrências em consequência do temporal que atingiu a Cidade. Durante a noite e madrugada, todo efetivo operacional do período – 30 agentes de trânsito, além de funcionários no Centro de Controle Operacional (CCO) – foi mobilizado, para atuar em pontos mais criticos, utilizando 13 viaturas e 13 motos.

O trabalho prossegue nesta manhã de quarta-feira (19), ainda pelos efeitos das chuvas, também com 30 agentes, além do CCO. Também toda equipe semafórica segue em campo para providenciar reativação de semáforos afetados pela tempestade.

 

Foto: Luiz Nascimento

Interdições

No final da manhã desta quarta (19), há bloqueio da Rua Galeão Carvalhal, junto à Praça da Independência, devido à ocorrência em calçada de edifício em construção, na Rua Carlos Afonseca com Galeão Carvalhal. Por segurança, para evitar a circulação de veículos pela área, a CET ativou bloqueios complementares nos seguintes pontos: R. Carlos Afonseca x avenida da praia, o acesso da R. Carlos Afonseca junto à R. Fernão Dias e R. Djalma Dutra junto à R. Galeão Carvalhal (acesso local permitido a partir da R. Azevedo Sodré).

Também nesta manhã, agentes realizavam operações na Av. Antônio Manoel de Carvalho (subida do morro da Nova Cintra), que estava com trânsito em meia pista devido a deslizamento. Às 10h10, a via teve liberação.

O trânsito pela Av. Nossa Senhora de Fátima, junto ao Viaduto Paulo Gomes Barbosa, tem desvio para Rua Iguape, devido a um caminhão quebrado. A avenida também ainda apresenta ponto de alagamento. Na Praça Washington também há bloqueio por conta de abertura de buraco na via.

Prosseguem os trabalhos da equipe de semafórica em diversos locais onde semáforos ficaram intermitentes ou apagados.

 

 

Foto: Luiz Nascimento

Aliás, caiu um poste na Rua Dr. Galeão Carvalhal, 38 no bairro do Gonzaga, resultando na falta de energia em prédios ao redor do bairro.

Desse modo, questionado sobre a falta de energia, a CPFL Piratininga informa que equipes de manutenção já foram mobilizadas para executar os reparos na rede elétrica no local indicado, em Santos, onde um poste foi afetado pela erosão do solo durante o temporal que atingiu a cidade ontem, 18.

A energia já foi restabelecida para a maioria dos clientes do trecho e o fornecimento será totalmente normalizado em segurança e no menor tempo possível.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.