A Sabesp inicia nesta quinta (6) trabalhos de renovação da tubulação coletora de esgoto localizada sob a pista centro/praia da avenida Ana Costa.
O trecho impactado será entre a avenida Francisco Glicério e a rua Goiás, no Gonzaga, em Santos.
Portanto, para a realização da obra, o trecho de 194,36 metros será parcialmente interditado – com previsão de entrega até o final de julho.
Assim, as ações serão pontuais, com fechamento de duas das três pistas, além das vagas de estacionamento, aos finais de semana.
Dessa forma, ao longo da semana, duas pistas ficarão livres para o fluxo de veículos, inclusive ônibus
Por sua vez, a linha 20 de trólebus poderá ser substituída por ônibus a diesel, informa a CET.
“Vamos fazer uma atuação preventiva para mitigar eventuais sinistros e ocorrências. É uma obra de extrema importância para renovação da tubulação”, explica a diretora regional da Sabesp Baixada Santista e Vale do Ribeira, Olívia Mendonça.
Assim, os serviços ocorrerão em quatro fases, onde haverá a reabilitação da tubulação existente em concreto armado.
Aliás, o local será amplamente sinalizado, garante Olívia, e não impactará, segundo representantes da Sabesp e da CET, a via oposta, nem a Rua Goiás, de onde iniciarão os serviços já a partir da desta quinta (6).
“Em princípio não haverá alterações no transporte coletivo”, destaca o diretor de Operações da CET, Flávio de Brito Jr.

Trabalhos iniciarão a partir da boca de loco entre as ruas Goiás e Avenida Ana Costa. Foto: Nando Santos
Rua Goiás e Avenida Ana Costa
Neste primeiro momento, os trabalhos iniciarão na boca de lobo localizada na Rua Goiás, atravessando a pista Praia-Centro da Avenida Ana Costa, até chegar à pista no sentido oposto, praticamente em frente à capela do colégio São José.
Tudo debaixo das duas pistas da avenida Ana Costa.
“A conclusão dos serviços garantirá melhorias no funcionamento das instalações que coletam os esgotos dos imóveis da Zona Leste de Santos, reforçando a eficiência na operação do sistema de esgotamento sanitário, em benefício direto a cerca de 40 mil pessoas desta região”, garante a diretora regional.
Os trabalhos iniciarão a 5,54 metros de profundidade na fase 1 (trecho entre Rua Goiás e Avenida Ana Costa), chegando a 6,47 metros na fase 4, no trecho ligando a Avenida Ana Costa até a Avenida Francisco Glicério, por onde passa outra tubulação coletora.
Não haverá interrupção no cruzamento com esta via, nem das atividades do VLT, garante.
Tubulação
A tubulação atual no trecho é de 1,1 metro de diâmetro e passará a ser de 0,9 metros.
“Diminuirá o diâmetro, mas potencializará o escoamento de esgoto”, acrescenta a diretora regional.
Assim, o material usado será o PRFV – Polietileno Reforçado com Fibra de Vidro.
Ao todo, três ‘janelas de trabalho’ ocorrerão em etapas para inserção da tubulação sobre a antiga. O método usado será o slipning.
Na Engenharia, esta é uma técnica antiga, que repara vazamentos e restaura a estabilidade estrutural em uma tubulação já existente.
Portanto, na prática, o PRFV será instalado como um tubo transportador menor no tubo maior (o de concreto), rejuntando os espaços anulares entre os dois tubos, com vedação das extremidades.
Por isso, os impactos no local serão menores, especialmente pelo fato da Avenida Ana Costa ser uma das vias com maior fluxo de veículos na Cidade.
Investimentos
A Sabesp investirá R$ 5,3 milhões e o prazo de execução é de 150 dias (cinco meses).
Além disso, as intervenções não irão alterar o fluxo da coleta dos esgotos dos imóveis locais.
Aliás, antes dos serviços começarem, moradores e clientes do entorno receberão mensagens, via SMS e WhatsApp, informando sobre as obras.
Além disso, folhetos informativos entregues irão esclarecer sobre os benefícios e a necessidade de vistorias prévias nas áreas de abrangência.
Em nota, a Sabesp pede a compreensão da população pelos transtornos momentâneos e segue à disposição nos canais oficiais de atendimento 24 horas: telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), WhatsApp da Sabesp: 11. 3388-8000 (mensagem de texto) ou Agência Virtual: https://agenciavirtual.sabesp.com.br.
Trânsito
Apesar do bloqueio ser em meia pista, não havendo interdição total da via, a CET-Santos recomenda, especialmente nos horários de pico, a utilização das avenidas Bernardino de Campos (Canal 2) ou Washington Luiz (Canal 3) como rotas alternativas aos motoristas.
O itinerário do transporte público estará mantido durante as atividades.
Já no final de semana dos dias 8 e 9 de março, apenas uma pista estará disponível – sentido Centro-Praia, como explica Brito Jr, da CET.
A partir da segunda, dia 10, duas faixas estarão disponíveis (a de ônibus e estacionamento estarão fechadas).
Cronograma
Fase 1 – De 6 de março a 9 de abril – 24,82 metros de extensão
Fase 2 – De 9 de abril a 14 de maio – 60,83 metros de extensão
Trecho 3 – De 14 de maio a 11 de junho – 61,37 metros de extensão
Fase 4 – De 11 de junho a 30 de julho – 47,34 metros de extensão
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.