A primeira etapa da revitalização do Mercado Municipal de Santos, que inclui restauro do telhado e das fachadas, já está na fase de check list para entrega. Na parte interna, a reforma conta com 65% dos serviços executados. Os avanços seguem em várias frentes.
Sendo assim, o andamento das obras teve apresentação na manhã de terça-feira (8) a representantes do Grupo Comunitas, que visitaram o equipamento municipal na Vila Nova. O diretor de projetos, Thiago Milani, e a analista de projetos, Mariana Carrasco de Moura, foram recebidos pela secretária de Obras e Edificações, engenheira Larissa Oliveira Cordeiro.
Surpreso com a evolução dos trabalhos, Thiago Milani parabenizou a revitalização e destacou a importância da parceria firmada. “O Grupo Comunitas se orgulha de fazer parte de uma obra tão importante para o Centro Histórico de Santos. Um projeto que começou lá atrás está rendendo tantos frutos, promovendo a transformação urbanística da região do Mercado Municipal”.
A secretária Larissa Cordeiro destacou a importância do equipamento para a economia da região. “A revitalização do Mercado Municipal vai trazer emprego, renda e o incentivo à economia criativa. Será um espaço da comunidade que servirá para fomentar ainda mais o turismo no Centro Histórico de Santos”.
Parceria
Dessa forma, o Grupo Comunitas, organização da sociedade civil que fomenta e fortalece um pacto coletivo entre setores para o desenvolvimento sustentável do País, é parceiro da Prefeitura na revitalização do Mercado Municipal. Foi responsável pela elaboração do projeto executivo das obras, incluindo a parte estrutural, elétrica e hidráulica; com a participação técnica do escritório de projetos da MW Arquitetura.
Além disso, o documento teve análise pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) que preparou a documentação técnica da licitação para a primeira fase de reforma.
Economia criativa
O Novo Mercado Municipal concentrará negócios voltados ao comércio tradicional e economia criativa, contemplando múltiplas atividades e segmentos da sociedade santista. Vai se transformar em um dos mais significativos espaços para lazer e turismo da Cidade.
Portanto, o edifício contará com uma cervejaria, restaurantes e 18 boxes com peixaria, hortifruti, açougue, temperos, bebidas, laticínios e padaria no térreo. O mezanino será ocupado por um café, uma varanda e 18 boxes com exposições, salão de beleza, venda de joias e artesanato. Assim como, estúdios de tatuagem e piercing, além de espaços para coworking, ateliê, antiquário e suvenires.
Enquanto a obra avança os permissionários estão atendendo no anexo do Mercado, das 7h às 12h às segundas-feiras, das 7h às 18h de terça a sábado e das 7h às 13h nos domingos.
Modernização e integração
A concepção do projeto arquitetônico será complementada com modernização do entorno e integração com a Estação Mercado do VLT e com a Nova Estação Catraias
Dessa maneira, o Novo Mercado Municipal integra o Distrito Turístico de Santos, criado em 2024 pelo Governo do Estado, para fortalecer economicamente o segmento, atrair investimentos, gerar emprego e renda e aumentar a competitividade do turismo paulista.
Parque Valongo
Os representantes do Grupo Comunitas aproveitaram a visita à Cidade para conhecer o mais novo cartão-postal de Santos, o Parque Valongo. Foram acompanhados pela secretária de Obras e Edificações, responsável pela primeira etapa de revitalização do cais santista.
Além disso, inaugurado há sete meses, em julho de 2024, o espaço oferece infraestrutura para eventos, área de lazer, espaço para embarcações e uma extensão de linha d’água de 300 metros para contemplação do mar.
Portanto, o novo equipamento oferece espaço para eventos que vem reforçando o turismo e atraindo santistas e turistas para movimentar a região central.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.