A Páscoa, comemorada neste domingo, é uma das datas mais aguardadas pelas crianças. E não apenas pelo seu significado religioso, mas também pelas delícias que ela traz — especialmente os ovos de chocolate.
Nessa época do ano, o consumo de doces aumenta consideravelmente, o que pode representar um risco à saúde bucal dos pequenos.
“Comer muitos chocolates, bombons, recheios açucarados e outras guloseimas típicas da Páscoa pode prejudicar a saúde como um todo e tem um grande impacto na saúde bucal, principalmente das crianças, que geralmente ganham e consomem uma quantidade excessiva de doces nesse período”, alerta a cirurgiã-dentista Thais Campregher.
Por que o chocolate pode ser um vilão?
Segundo a especialista, o excesso de açúcar favorece a proliferação de bactérias na boca, contribuindo para o desgaste do esmalte dentário e aumentando as chances de cáries.
“Quando comemos doces, as bactérias presentes na boca transformam o açúcar em ácidos que corroem o esmalte dos dentes”, explica Thais.
Como equilibrar o consumo de doces e cuidar da saúde bucal?
Para ajudar pais e responsáveis a lidarem melhor com essa situação, a dentista lista algumas dicas práticas:
1. Escovação regular e supervisionada
Escove — ou acompanhe a escovação — dos dentes da criança pelo menos três vezes ao dia, com atenção ao uso correto do fio dental. Isso é essencial para prevenir o surgimento de cáries e outras complicações.
2. Escove logo após o consumo de doces
Se o chocolate for consumido fora das refeições, escovar os dentes logo em seguida evita que o açúcar permaneça muito tempo em contato com os dentes.
3. Torne a escovação divertida
Transforme o momento da higiene bucal em algo lúdico: escovas com personagens, pastas com sabores agradáveis e músicas temáticas podem ajudar a criar um hábito positivo.
4. Cuidado redobrado com os dentes de leite
Os dentes de leite são mais sensíveis à ação das cáries. “A perda precoce de um dente de leite pode afetar toda a estrutura da arcada dentária da criança”, reforça Thais.
5. Visite o dentista a cada seis meses
Manter a rotina de consultas odontológicas é fundamental para acompanhar o desenvolvimento da dentição e prevenir problemas futuros.
Dica extra: moderação é a chave
Além dos cuidados diários, Thais também orienta que os pais estipulem um limite para o consumo de doces. O ideal é que sejam ingeridos logo após as refeições principais, quando a salivação está mais ativa e ajuda a neutralizar os ácidos.
“Também é essencial incentivar o consumo de água ao longo do dia, especialmente em festas e reuniões familiares. E, se indicado pelo dentista, utilizar antissépticos bucais adequados para a idade”, finaliza.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.