Chegada da Páscoa é sinônimo de amor e também das compras dos ovos de Páscoa para presentear familiares e amigos. Desse modo, uma das formas de economizar para presentear quem você quer bem é apostar nos modelos caseiros ao invés do industrial.
Para ter noção, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL Santos Praia, entidade ligada ao comércio, este ano, os ovos de Páscoa estão cerca de 10% mais caros. Mesmo assim, as vendas devem subir em torno de 7% no litoral paulista, estima a entidade.
Portanto, empreendedoras contam as vantagens nas escolhas dos ovos caseiros para a Páscoa.
Produção
Recém-empreendedora na área, Crislaine Barboza explica que compra os ingredientes no atacado, assim é possível obter bons preços e não repassá-los para os clientes de uma forma tão “pesada”.
“Comprar em grandes quantidades é economicamente melhor. Por ser a primeira Páscoa, não consegui ampliar tanto o menu para oferecer mais opções como veganas, free gluten ou lactose, por exemplo. Mas, trabalho com ingredientes saborosos e produtos que oferecem qualidade.”
A empreendedora Maria Del Carme também concorda. “O ingrediente que eu uso é um chocolate bom, tem que ser de boa qualidade, porque se você compra um chocolate que não tem muita qualidade o seu produto perde tanto na qualidade quanto no sabor.”
Alternativa
Maria comenta sobre as vantages financeiras nos ovos de chocolate caseiros em vez de industriais
“Vantagens financeiras tem, porque o ovo artesanal sai mais barato do que um ovo industrial, porque o industrial você paga pela marca. Principalmente os que têm brinquedos. Eles são super caros, então por isso que o povo está sempre escolhendo o ovo de colher porque é uma casca, tem muito recheio e vários sabores que a pessoa escolhe o que preferir”.
Assim como, Crislaine afirma que nota uma tendência de consumo de ovos caseiros em vez de industriais. “O público vê os ovos artesanais como uma alternativa excelente, tanto para consumo próprio como também para presenteá-los.
Os ovos de mercado, industriais, estão cada vez mais caros e menores. Além de serem “ocos” por dentro. Os mercados, oferecem, inclusive, opções de parcelamento de ovos. O que atrai o público, além da qualidade, é o valor e quantidade de chocolate que poderão consumir”.
Opção econômica
Além disso, Crislaine aborda que além de beneficiar um empreendedor local, os ovos caseiros são econômicos, pois permitem uma personalização de tamanhos. Hoje, você encontra kits a partir de R$15, embalados e decorados, prontos para presentear, realidade completamente diferente do mercado.
Alimentação
Durante a Páscoa, algumas pessoas acabam exagerando no consumo de chocolate. Portanto, a nutricionista clínica integrativa, Angélica Croccia cita os principais impactos desse consumo excessivo para a saúde.
“O alto teor de gorduras e açúcares encontrados nos ovos de Páscoa para pessoas mais sensíveis podem apresentar quadros de enxaquecas, diarreia, azia, refluxo, insônia e agitação. Em casos mais graves, os efeitos colaterais podem ser de doenças no fígado e até mesmo a formação de cálculos renais.”
Além disso, ela comenta se com o crescente mercado de chocolates diet e opções sem açúcar, sem lactose, essas alternativas são uma boa opção para quem quer controlar o consumo de calorias e glicose durante a Páscoa.
De acordo com a nutricionista é uma boa alternativa para atender as necessidades específicas. Porém, mesmo com essas isenções o consumo deve ser com moderação.
Ela acrescenta que para os intolerantes à lactose, os melhores ovos são os com isenção de lactose e também é necessário o consumo com moderação, pois eles contém açúcar e gorduras.
Desse modo, sobre as opções para as pessoas que querem saborear chocolate na Páscoa sem comprometer a saúde, Angélica menciona que as opções acima de 60 por cento de cacau podem ser uma boa escolha pelos benefícios nutricionais dos compostos antioxidantes. Mesmo assim devem ser consumidos com moderação, pois tem elevadas calorias.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.