Este 21 de abril, quando lamentamos os 233 anos do falecimento do Cirurgião Dentista Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Herói Nacional, é o momento certo para refletirmos da importância da profissão no fortalecimento da Saúde Bucal local, já que em 2025 a Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista completa 100 anos preservando a memória não apenas de Tiradentes, mas também de outros Dentistas que marcaram a Odontologia da Região.
Tiradentes liderou a Inconfidência Mineira, o primeiro movimento que tentou transformar o Brasil em um país autônomo.
Infelizmente, não conseguiu êxito, mas plantou a semente da República que, quando constituída, fez questão de qualificar Tiradentes como seu mártir.
Como Dentistas, transformamos a vida de nossos pacientes, promovendo Saúde.
Assim como Tiradentes lutou por um Brasil livre, nós também podemos nos dedicar com paixão e ética à nossa profissão, buscando sempre o melhor para nossa comunidade.
Por aqui, o espírito patriota de Tiradentes contagiou grandes Dentistas que transformaram a sociedade.
Nomes como Dr. Flavio Alves de Moura Ribeiro, Dr. Luiz Silva, Dr. Mário Capp, entre outros que iniciaram a ACDBS.
Não podemos esquecer do saudoso Dr. Dalton Nunes da Silva, que presidiu a ACDBS nos anos 60.
Ele também fundou em 1972 a Uniodonto, primeira cooperativa de trabalho odontológico do Brasil, aqui em Santos.
Também impossível esquecer do querido Dr. Plutão de Macedo, que foi um grande dirigente classista.
Plutão tinha o patriotismo de Tiradentes que ficou evidente quando ele defendia através do basquetebol, a seleção brasileira e santista em inúmeras competições.
A Odontologia local se fortaleceu com apoio da ACDBS.
Em 1976, conquistamos a primeira escola de Odontologia de Santos, em um grande investimento do então CEUBAN, hoje Unimes.
Esse foi um passo vital para o fortalecimento de nossa Odontologia, que depois foi expandido pela Unisanta, Unilus e Unimonte, mantendo viva e trazendo vitalidade para a Odontologia da Baixada.
O espírito de Tiradentes foi representado nos três mandatos do Dr. Braz Antunes, ex-presidente da ACDBS, na Câmara de Santos, aprovando leis que fortaleceram a Saúde Bucal, como a do Fio Dental e da Odontologia Hospitalar.
Isso o levou a Presidir o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, sendo o primeiro Dentista do Litoral a presidir o principal órgão da Odontologia paulista.
E hoje, temos um Dentista com vocação pública sendo o primeiro odontólogo eleito prefeito de Santos.
Alguém que faz no seu dia a dia uma conexão entre patriotismo e dedicação à profissão de forma evidente: O prefeito Rogério Santos. Sua trajetória mostra que Dentistas possuem habilidades que os qualificam para exercer cargos públicos com compromisso e amor pelo país.
No detalhe, no cuidado e na precisão de suas ações, o prefeito demonstra que o conhecimento técnico da Odontologia e o espírito de serviço são essenciais para o desenvolvimento de nossa região e para fortalecer o espírito de Pátria idealizada por Tiradentes.
A história de Tiradentes nos incentiva a lutar por melhorias na nossa comunidade e a exercer nossa profissão com ética, dedicação e patriotismo.
Portanto, ao celebrarmos a memória dele, lembremos que o verdadeiro patriotismo está em agir com coragem, integridade e amor pelo próximo.
Temos a oportunidade de seguir esse exemplo, contribuindo para uma sociedade mais saudável, justa e consciente de seu valor.
Osvaldo Servulo da Cunha é cirurgião dentista e presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS)
Deixe um comentário