Estudo vai apontar solução para melhorar acesso viário ao São Manoel, em Santos | Boqnews
Foto: Arquivo/PMS

Cidades

21 DE ABRIL DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Estudo vai apontar solução para melhorar acesso viário ao São Manoel, em Santos

Trabalho deverá apresentar soluções para eliminar os congestionamentos na Marginal Sul

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um estudo com objetivo de apontar melhorias dos acessos ao bairro São Manoel, contemplando os terminais do local e os deslocamentos dos moradores, será realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Santos e empresa Fassina. O prazo para a execução é de 90 dias, a contar desde a última quarta-feira (16), quando houve a assinatura do acordo.

O estudo será feito por meio do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc), iniciativa prevista no Estatuto das Cidades que permite à iniciativa privada efetuar contrapartida ao Município, como forma de minimizar o impacto dos seus empreendimentos na comunidade. Neste caso, o acordo se dá em razão da expansão do terminal do grupo Fassina na Marginal Sul da Via Anchieta, principal área retroportuária de Santos.

Estudo

O acordo foi assinado pelo prefeito Rogério Santos e pela diretora de Gestão, Desenvolvimento e Qualidade da empresa, Rose Fassina. Para o chefe do Executivo, o estudo vai proporcionar um diagnóstico para solucionar o conflito de acesso ao bairro, onde está localizado o terminal. “Essa parceria vai produzir frutos para toda a Cidade, como impulsionar o porto-indústria, melhorar a logística, gerar empregos e, especialmente, melhorar a mobilidade para os moradores da região”.

De acordo com a empresária, que custeará a análise, quando ela for concluída deverá apontar as intervenções necessárias para eliminar gargalos de acesso ao bairro e aos terminais na Marginal Sul. Ali estão cerca de dez terminais retroportuários, que atuam como Recinto Especial Aduaneiro de Exportação (Redex), Terminal Retroportuário Alfandegado (TRA) e Depot (terminal de contêineres vazios). “Os projetos de expansão dos terminais têm que acontecer. Portanto, se a gente quer o desenvolvimento econômico de Santos, precisa trabalhar cada vez mais. E o setor portuário vai se preparar para esse crescimento, mas tem que ter um sistema viário que faça com que isso aconteça, para não causar problemas operacionais e impactos para o cotidiano dos moradores do entorno”.

O estudo deverá apresentar soluções para eliminar os congestionamentos na Marginal Sul, no acesso aos terminais retroportuários, mas, também, indicar alternativas para evitar que os problemas no trânsito afetem os moradores do São Manoel. Para isso, vai avaliar a capacidade operacional dessas empresas, inclusive dimensionando as futuras expansões, e a rotina do fluxo da população local, explicou o secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi.

“Atualmente, a Marginal Sul não suporta adequadamente a chegada de cargas aos terminais, ocasionando filas de caminhões, o que é ruim para as empresas, que limitam a sua competitividade, e para os moradores, que ficam com o acesso bloqueado para se deslocar. A partir deste estudo, teremos a indicação de uma solução definitiva, tanto para organizar o tráfego quanto para a necessidade de investimentos. Confirmando-se essa perspectiva, vamos dialogar com os órgãos responsáveis para articular a realização das obras que forem necessárias”, garantiu o secretário.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.