Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco | Boqnews
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nacional

21 DE ABRIL DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados

Por: Agência Brasil

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco. Em nota, Lula destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou a perda de uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

Lula afirmou que Francisco promoveu valores como amor, tolerância e solidariedade. “Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o Papa buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia”, declarou o presidente.

O líder brasileiro também elogiou a atuação do Papa em temas sociais e ambientais. Segundo Lula, Francisco trouxe ao Vaticano o debate sobre mudanças climáticas e denunciou modelos econômicos que causam injustiças e desigualdades. “Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, destacou.

Lula lembrou os encontros que teve com o pontífice ao lado da primeira-dama Janja da Silva. Para ele, foram momentos de afeto e troca de ideias. “Compartilhamos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, afirmou.

Nota oficial

Ao encerrar a nota, Lula prestou solidariedade aos que sentem a perda do Papa. “O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, concluiu.

O presidente e o Papa se encontraram oficialmente em três ocasiões. O primeiro encontro ocorreu em fevereiro de 2020, no Vaticano. Durante cerca de uma hora, eles conversaram sobre solidariedade, combate às desigualdades e justiça social.

Já como presidente eleito, Lula voltou ao Vaticano em junho de 2023. Na visita, ele reafirmou laços de amizade com o pontífice e discutiu temas como paz, meio ambiente e combate à fome. Na ocasião, convidou Francisco para visitar o Brasil durante o Círio de Nazaré, em Belém (PA).

O terceiro encontro aconteceu em junho de 2024, durante a Cúpula do G7, na Itália. Pela primeira vez, o Papa participou do evento como orador. Ele falou sobre o uso ético da inteligência artificial e condenou o desenvolvimento de armas letais autônomas. Em reunião privada, Lula e Francisco voltaram a tratar de desigualdade, paz e fome.

Em fevereiro de 2025, Janja se reuniu com o Papa em Roma, durante compromissos ligados à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ela agradeceu as orações pela saúde de Lula e discutiu a situação de mulheres e meninas afetadas pela pobreza.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.