O engenheiro civil Frederico de Siqueira Filho é o novo ministro das Comunicações. Ele tomou posse nesta quinta-feira (24), em cerimônia no Palácio do Planalto, após ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com mais de 26 anos de atuação no setor de telecomunicações, Siqueira Filho ocupava desde maio de 2023 a presidência da Telebrás. Antes disso, trabalhou por 21 anos na Oi, onde exerceu funções de liderança em áreas como operações, planejamento, relações institucionais e setor regulatório.
Portanto, a indicação foi feita pelo União Brasil em reunião com o presidente Lula, realizada na quarta-feira (23). O nome de Siqueira surgiu após o deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) recusar o convite para assumir a pasta. Embora tenha sido anunciado pela ministra Gleisi Hoffmann, Fernandes afirmou que pode colaborar mais com o país como líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados.
Além disso, Siqueira substitui Juscelino Filho, exonerado após denúncia da Procuradoria-Geral da República. O ex-ministro foi acusado de envolvimento em desvios de emendas parlamentares durante seu mandato como deputado federal. Com a saída do governo, ele voltou ao cargo na Câmara.
Contudo, a nomeação de Siqueira reforça o compromisso do governo em manter quadros técnicos à frente de áreas estratégicas, como a das Comunicações, que tem papel central na conectividade e inclusão digital do país.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.