A Prefeitura de São Vicente inaugurou, nesta quinta-feira (24), a nova Sala Multissensorial no Centro de Especialidades Médicas de São Vicente (CEMESV). O espaço, totalmente inovador, foi possível graças a uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, destinada pelo deputado estadual Caio França (PSB).
Dessa forma, a nova sala representa um grande avanço no cuidado com pessoas com deficiência, oferecendo estímulos visuais, táteis, auditivos e olfativos por meio de equipamentos como telas interativas, sons ambientes, texturas, brinquedos, luzes, jogos, piscina de bolinhas e muito mais.
Sendo assim, tudo isso em um ambiente totalmente climatizado, pensado para promover o bem-estar e o desenvolvimento cognitivo, social e motor dos pacientes.
Além de atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o espaço poderá ser utilizado por diversas especialidades médicas, sempre com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar especializada.
“Essa sala será destinada ao atendimento dos pacientes do Centro de Especialidades, que terão toda a assistência da equipe da unidade. Ela foi possível por conta da emenda do deputado Caio França. Com isso, poderemos oferecer um cuidado ainda mais específico e acolhedor para nossas crianças”, destacou o prefeito Kayo Amado.
O deputado Caio França também reforçou o compromisso com políticas públicas inclusivas:
“Destinar essa emenda parlamentar foi pensar no futuro das nossas crianças, jovens e adultos com deficiência, garantindo acesso a um espaço moderno, acolhedor e transformador.”
Como solicitar atendimento na Sala Multissensorial?
Segundo a Prefeitura de São Vicente, para acessar o serviço, é necessário:
-
Procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) mais próxima;
-
Solicitar o encaminhamento para o serviço especializado;
-
A equipe da unidade encaminhará os dados à Secretaria de Saúde (Sesau), que fará a regulação da vaga e o agendamento da consulta no CEMESV;
-
O paciente passará por uma avaliação multidisciplinar. Caso indicado, será encaminhado para o atendimento na Sala Multissensorial.
Portanto, a nova Sala Multissensorial é mais do que um avanço na infraestrutura: é um investimento em inclusão, dignidade e atenção integral à saúde.
Deixe um comentário