Sempre ouvimos falar que ao montarmos um prato de comida devemos escolher alimentos que o deixem colorido. Isto porque uma refeição com mais cores representa uma refeição ainda mais balanceada e rica em variados nutrientes.
De acordo com a nutricionista, Mariana Imbelloni, uma alimentação saudável, variada e colorida é essencial para a ingestão mais completa dos componentes que ajudam a prevenir doenças e fortalecer o corpo. “As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos, que além de colorir, podem ser um grande aliado da saúde por desempenharem papel importante na prevenção e na proteção do organismo contra diversas doenças”.
O planejamento de refeições coloridas faz com que as pessoas se sintam mais atraídas por esses alimentos abrindo o apetite, além de servir como uma maneira de verificar se a refeição consumida é bem equilibrada, incluindo alimentos ricos em nutrientes como frutas, verduras, grãos integrais e fibras.
Frutas
É recomendado comer cerca de três frutas diariamente, entretanto, muitas vezes é inviável consumi-las. Mariana explica que para suprir a necessidade o alimento pode entrar no almoço e o jantar. “Há misturas que melhoram a digestão e outras que aumentam a saciedade”, destaca.
O abacaxi, por exemplo, apresenta uma substância chamada bromelina, amaciante natural das carnes. “Essa combinação dá uma sensação de conforto, melhorando a digestão”, afirma a profissional. A combinação maracujá com salmão, além de deliciosa, é uma receita de longevidade. “Os peixes de água fria, como o salmão, protegem o coração contras doenças cardiovasculares enquanto a vitamina C presente no maracujá tem efeito antioxidante”, destaca. Confira o quadro abaixo a relação entre os benefícios dos alimentos coloridos.