Câmeras do CCO trazem mais segurança aos munícipes de Santos | Boqnews
Foto: João Pedro Bezerra

Santos

14 DE JUNHO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Câmeras do CCO trazem mais segurança aos munícipes de Santos

Por todos os cantos de Santos, ela está presente. São as câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Por todos os cantos de Santos, ela está presente. São as câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) , que tem papel fundamental não só na segurança, como em vários outros setores.

O CCO que fica localizado no subsolo do Paço Municipal foi inaugurado em setembro do ano passado com uma estrutura moderna e repleta de tecnologia. Em menos de um ano de funcionamento, o investimento já tem dado resultado.

Um exemplo disto ocorreu nesta semana. As câmeras de monitoramento contribuíram para prender uma quadrilha que roubou produtos eletrônicos de uma loja no Centro.

Os bandidos fugiram do local em um carro branco, porém a câmera detectou a placa e a equipe da Polícia Militar foi acionada para realizar o procedimento de abordagem que terminou na prisão de um casal e a recuperação dos aparelhos na Praça Iguatemi Martins. Os policiais conseguiram recuperar 12 notebooks, quatro tablets e quatro telefones celulares, avaliados em R$ 30 mil.

Este caso não foi isolado. No fim de maio, as câmeras também ajudaram a prender uma dupla que estava cometendo roubos na orla. Eles eram suspeitos de roubar correntes de ouro das pessoas que caminhavam pelo calçadão. Quando a Polícia Militar fez a abordagem, o suspeito tentou fugir de bicicleta, mas foi preso com correntes de ouro no bolso na altura do Canal 4.

PM abordando um suspeito de bicicleta/ Foto: Divulgação

Além disso, as câmeras têm sido essenciais para flagrar furtos de fio elétrico, vandalismo e publicidade de forma irregular.

Em relação à pandemia da Covid-19, o monitoramento tem contribuído para inibir aglomerações, festas clandestinas e descumprimento das normas do Plano São Paulo. “Os munícipes têm ajudado muito nesta questão. Eles ligam e informam o local onde está ocorrendo alguma irregularidade e aglomeração. Assim as câmeras são acionadas e a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) vai até a área”, destaca o secretário de Segurança Municipal, Sérgio Del Bel.

No último feriado de Corpus Christi, uma força-tarefa da GCM fechou dois estabelecimentos comerciais por descumprirem os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Questionado sobre o aumento dos furtos de fios elétricos nos últimos anos, o secretário citou que a GCM tem realizado ações para conter este tipo de crime, todavia é muito difícil evitar essas ocorrências, haja visto que os suspeitos podem fazer o furto em qualquer bairro de Santos.

“O roubo de fios elétricos é um problema das grandes cidades do Brasil e do mundo, principalmente agora com o aumento do preço do cobre. A GCM tem realizado operações nos ferros velhos de Santos, pois é lá que muitas vezes a pessoa vende o material furtado”, salientou o secretário.

Estrutura

Centro de Monitoramento é repleto de tecnologia/ Foto: João Pedro Bezerra

O CCO tem um amplo painel com TVs ligadas e simultâneas. O secretário de Planejamento, Fábio Ferraz enfatizou que são mais de 1.500 câmeras espalhadas por todos os bairros da cidade que funcionam 24 horas por dia.

“A função do CCO é monitorar os setores da cidade, como o trânsito, serviços públicos, meio ambiente, a defesa civil e a segurança pública. A ideia é tratar as agendas de forma integrada, então temos o pessoal da Guarda Civil, Polícia Militar, Samu entre outros profissionais trabalhando no local”, ressaltou Fábio Ferraz.

Além disso, o secretário ainda destacou que a Prefeitura está instalando mais 211 câmeras para atender o eixo turístico. Assim os equipamentos terão uma atenção mais especial para a Orla, Centro e bairros como o Gonzaga

Em relação ao funcionamento do monitoramento, Sérgio Del Bel explica que a equipe faz uma ronda virtual, de acordo com o dia da semana e o horário, baseado em estatísticas criminais, reclamação da população e observações da ouvidoria. Afinal, é impossível ver 1.533 câmeras ao mesmo tempo.

O CCO conta com diferentes modelos de câmera, como a fixa, a 360° que tem um zoom de 800 metros e a inteligente que, segundo o secretário Del Bel, é mais voltada para o interior de alguns equipamentos públicos, caso haja uma intrusão naquele local o alarme é ativado. Segundo o secretário, a qualidade das câmeras é tão nítida que elas já foram usadas para atender uma ocorrência em Santa Cruz dos Navegantes na cidade de Guarujá por conta do zoom do equipamento que consegue alcançar uma grande distância.

Outro ponto importante é que todos os veículos que saem ou entram em Santos são fotografados o que ajuda muito as equipes de segurança, em caso de roubo ou uma investigação.

Atendimento

De 11 de setembro do ano passado até 11 de abril de 2021, o CCO atendeu 2.851 ocorrências registradas (4.700 por mês); 18.305 relacionadas à Ouvidoria Municipal (55% do total); 14.575 relativas à GCM; 342 ocorrências de trânsito e 229 de Defesa Civil.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.