Mais uma força-tarefa conseguiu extinguir sete focos de incêndio na Ilha Urubuqueçaba (José Menino), em Santos, na manhã da última quarta-feira (2).
A ação foi coordenada pelo Grupo Técnico de Controle de Ocupações Irregulares, da Prefeitura, com o apoio das polícias Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e secretarias de Meio Ambiente (Semam) e das Prefeituras Regionais (Sepref).
Segundo o coordenador do grupo técnico da prefeitura, Ailton Valido dos Santos, a vegetação seca costuma provocar combustão colaborando na formação de focos de incêndio. Na ação, foram necessários também abafadores para conter o fogo.
O tenente da Polícia Ambiental Felipe Melo descartou ação criminal tendo em vista a dificuldade de acesso à ilha com declives bem acentuados.
Além disso, o coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias, disse que, desde a última sexta-feira, a Prefeitura, com o apoio das equipes, vem monitorando a ilha, seja presencialmente a ou à distância pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Em nenhum momento, os focos de incêndio fugiram do controle. “É uma região de risco com muita vegetação, cobras, além do risco de afogamentos”.
Ação periódica
A força-tarefa tende a ser periódica não apenas por conta de focos de incêndio, mas para combater também crimes contra o meio ambiente decorrente da ocupação ilegal e construção de moradias irregulares na área que é de preservação. No local não foram encontrados barracos.
Durante a operação, dois homens que estavam na ilha deixaram o local assim que se depararam com as equipes. A Guarda Civil Municipal (GCM) fez abordagem e os liberou porque, por meio de pesquisa, constatou que não deviam nada à Justiça.
Patrimônio ambiental
Além disso, a Ilha Urubuqueçaba é um patrimônio ambiental de grande importância para a região e segue sendo monitorada pela prefeitura para assegurar sua preservação.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.