O prédio mais alto de Santos – e um dos mais elevados do País – já teve autorização da Prefeitura para início das obras.
No entanto, o lançamento oficial das unidades depende agora da própria Justiça, pois o Ministério Público questionou o empreendimento.
A previsão é que a decisão saia no início de abril.
Enquanto isso, conforme material descritivo, as duas torres terão 155 metros de altura – praticamente três vezes maior que a altura da futura arena do Santos FC, que terá 54 metros.
Com o aval da Justiça, a prefeitura de Santos expediu em 14 de dezembro passado o alvará de licença para a construção das torres Atlântico e Pacífico, do Navegantes Residence, na Ponta da Praia.
Foram três anos de espera desde o pedido do Ministério Público para interrupção da obra, acatado pelo Tribunal de Justiça.
Outro processo
No entanto, a decisão final sobre a autorização definitiva para a construtora iniciar o empreendimento consta em outro processo.
O julgamento tem previsão de ocorrer no início de abril.
Enquanto isso, a empresa não pode promover o lançamento oficial.
A autorização pela prefeitura faz parte das compensações decorrentes do projeto Nova Ponta da Praia, onde acordo firmado pela Prefeitura e o Grupo Mendes sacramentou os investimentos da empresa em melhorias na orla do bairro.
Estimam-se que mais de R$ 130 milhões foram despendidos pelo grupo na obra.
Não bastasse, houve a construção do novo centro de Convenções (Santos Convention Center) em troca da mudança do antigo Mendes Convention Center, no Campo Grande.
Dessa forma, o antigo local virou um mall, abrigando marcas como Leroy Merlin, Oba Hortifruti e Cobasi
Por enquanto, há apenas limpeza do terreno do antigo Regatas Santista, onde o empreendimento será erguido, dependendo, é claro, do aval definitivo da Justiça.
A obra é de responsabilidade da Construtora Miramar, com 48 anos de atuação no mercado regional.

Enorme placa convida interessados a entrar no aplicativo do empreendimento. Foto: Fernando De Maria
Atlântico e Pacífico
Ao todo, serão 2 torres (Atlântico e Pacífico) com 45 andares ocupando uma área de 8.852 metros quadrados – equivalente a um campo de futebol oficial.
Posteriormente, três torres de outro empreendimento com unidades de menor porte serão erguidas nas áreas então ocupadas pelos clubes Vasco da Gama (já liberada) e Saldanha da Gama, com entrada pela Avenida Rei Alberto I.
Os clubes fizeram parceria com a troca de áreas pela reforma e modernização dos seus espaços.

Vista do 23º andar do empreendimento, conforme informativo da empresa. Foto: Divulgação
Alto padrão
Apesar das informações oficiais não se tornarem públicas em razão da pendência jurídica, há uma imensa placa instalada na Av. Rei Alberto I que convida o público a fazer um QR Code do futuro empreendimento.
Além disso, no site oficial, o interessado apenas deve preencher um cadastro para obter informações do Navegantes Residence.
Consta apenas a informação Breve Lançamento, sem detalhes adicionais.
No Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) entregue à prefeitura em 2019, o empreendimento estava estimado em R$ 8 mil o m2 voltado aos públicos das classes A e B.
A inflação oficial neste período chegou a 26,93%.
309 apartamentos no Navegantes Residence
Conforme material disponibilizado ao público por meio do aplicativo – única forma de acesso oficial até o momento -, ao todo serão 309 apartamentos, divididos em 2 torres com 45 andares cada.
Os tamanhos das unidades variam de acordo com a altura.
Quanto mais elevado, a metragem cresce.
Por exemplo: do 5º ao 24º andares, as unidades terão 3 suítes e 3 vagas na garagem, variando de 218,58 m2 a 227,21 m2.
Já do 29º ao 35º, serão 4 por por andar, variando de 290,04 a 291,10 m2.
Os apartamentos duplex terão 4 suítes e 4 vagas na garagem entre os andares 25 ao 28º e do 36º ao 43º.
Dessa forma, a metragem vai variar de 498,76 a 502,44 m2.
Há ainda dois andares de cobertura duplex.
Áreas comuns
Ao todo, o empreendimento contará com 32 áreas comuns, como docas, bicicletário, depósito náutico, espaço delivery, saunas (seca e úmida), pilates, salão de festas, além de quadras, piscinas e áreas de lazer para crianças.
Dessa forma, o local contará também com um espaço comercial com 4 lojas e 294 vagas rotativas.
Conforme a assessoria de Comunicação do grupo, detalhes sobre o empreendimento se tornarão públicos em breve.
Leia também
Obs: Conteúdo atualizado neste sábado (4), às 19h05.