O Novo Mercado Municipal de Santos está cada vez mais perto de ser entregue para a população. E quem passou perto do tradicional prédio no Centro Histórico, na última semana, já sabe que o espaço estará revitalizado, modernizado e climatizado. Isso porque foi possível ver dez máquinas condensadoras dos equipamentos de ar-condicionados, içadas com guindaste, sendo levadas para dentro do mercado. Elas vão ficar no telhado e, por meio de dutos, serão responsáveis por deixar a temperatura agradável no local.
Com entrega prevista para fevereiro de 2025, o Novo Mercado Municipal terá visual moderno e arrojado.
Desse modo, vai abrigar todos os negócios voltados ao comércio tradicional e para a economia criativa. A metamorfose do espaço contemplará múltiplas atividades e segmentos da sociedade santista.
Portanto, transformando -se em um dos mais significativos espaços para lazer e turismo da Cidade.
Essa concepção do projeto arquitetônico será complementada com a modernização do entorno e a integração com a Estação Mercado do VLT e com a Nova Estação Catraias. Essas obras contarão com recursos do Fundurb e já tem projeto aprovado nos conselhos de defesa do patrimônio histórico.
“O Mercado terá um mix de seu comércio tradicional com novos modelos criativos. Será um equipamento importante para o turismo e para o desenvolvimento da região central de Santos, gerando emprego e renda. Sua proposta está integrada a todo o trabalho urbanístico que vem sendo desenvolvido nesta região. E potencializará ainda mais as ações de revitalização do Centro Histórico, que também contemplam o Parque Valongo, o Bulevar da Rua XV, a repaginação da Rua Tuiuti e o incentivo à habitação no modelo retrofit, entre tantas outras realizações”, disse o prefeito Rogério Santos.
Serviços de climatização
O restauro e a reforma geral do Mercado Municipal de Santos têm o gerenciamento da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) e avançam com várias frentes de trabalho. Na última semana foram içadas com guindaste dez máquinas condensadoras dos equipamentos de ar condicionado.
Dessa maneira, que serão responsáveis pela climatização do espaço para o telhado do Mercado Municipal, por meio de dutos.
“Os dutos e as máquinas Split já estão sendo posicionadas no interior do Mercado Municipal e foi iniciada a tubulação do ar condicionado em andamento. A recuperação e pintura da estrutura do telhado está executada”, diz o arquiteto Roger Guerra, da Seobe. “Também são preparados os boxes, espaços modernos e com toda a infraestrutura que o comerciante precisa para trabalhar com qualidade”.
Em paralelo aos serviços de climatização, um grupo cuida da instalação de estruturas metálicas e dos revestimentos. Outra equipe faz o tratamento da estrutura existente, e as demais executam as adequações de infraestrutura elétrica e hidráulica e atuam na finalização da cobertura do prédio da administração. Antes disso houveram as demolições das estruturas dos boxes existentes.
Estrutura para mundo mix de negócios
O Novo Mercado Municipal ganhará moderna infraestrutura elétrica e hidráulica. Haverá substituição dos revestimentos e haverá uma alteração de layout, que inclui a implantação de uma padaria e espaço para eventos, além de área para coworking no mezanino existente. Será também construído um novo mezanino em estrutura metálica que abrigará espaços gastronômicos.
O edifício contará com uma cervejaria, restaurantes e 18 boxes com peixaria, hortifrúti, açougue, temperos, bebidas, laticínios e padaria no térreo. O mezanino terá um café, uma varanda e 18 boxes com exposições, salão de beleza, venda de joias e artesanato, estúdios de tatuagem e piercing, além de espaços para coworking, ateliê, antiquário e suvenires.
Restauro externo
O restauro das fachadas e dos telhados está na fase de arremates. Já a Iluminação cenográfica prevista para a fachada, a partir do piso, só poderá ter instalação no final das obras da parte interna, que incluem a calçada no entorno e as rampas de acessibilidade.
A massa mineral raspada teve indicação pelos órgãos de defesa do patrimônio histórico para o acabamento das fachadas do Mercado Municipal. O produto, a base de silicato de potássio, mineral duro que fornece um acabamento rústico e texturizado, deixou as fachadas do Mercado com a cor bege claro.
Dessa forma, seguindo o tom original do edifício, construído em 1902 e tombado pelo patrimônio histórico com nível de proteção 2 (fachadas e telhado).
Em paralelo à aplicação da massa raspada, as obras de reforma e restauro das fachadas e da cobertura do Mercado Municipal incluíram a recuperação e/ou substituição de esquadrias com instalação de venezianas, instalação dos forros, implantação de um atual SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas).
A intervenção no exterior do edifício contemplou ainda moderno sistema de impermeabilização, substituição da estrutura de sustentação, novas telhas metálicas e forro, com a troca das instalações de águas pluviais e retirada do revestimento deteriorado da fachada.
Recursos
Na modernização e revitalização do Mercado Municipal ocorre a aplicação de R$ 5,3 milhões no restauro das fachadas e telhado. E mais R$ 18,8 milhões no interior do edifício, recursos de convênio com o governo do Estado, por meio do Dadetur, do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos) e do Município.
Comerciantes atendem no anexo
Para a execução das obras internas, os permissionários tiveram transferência para um dos anexos do Mercado e continuam atendendo seus clientes normalmente. São boxes que reúnem açougues, empórios, hortifrutigranjeiros, laticínios, peixarias.
No local há oferecimento de produtos no atacado e no varejo, boa opção para compras do dia a dia e a ceia de final de ano. O horário de funcionamento é das 7h às 12h na segunda-feira. E das 7h às 18h de terça a sábado e das 7 às 13h nos domingos.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.