Rua Guaiaó, na Aparecida, deverá virar Alameda Armênio Mendes | Boqnews
Rua Guaiaó, na Aparecida, mudou de nome para Alameda Armênio Mendes. Foto: Beto Iafullo

Santos

16 DE JUNHO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Rua Guaiaó, na Aparecida, deverá virar Alameda Armênio Mendes

Audiência pública promovida pela Câmara discutiu as mudanças na via, que receberão melhorias paisagísticas e de segurança.

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Importante artéria ligando a Ponta da Praia ao Boqueirão, a Rua Guaiaó, que compreende o complexo viário, deverá mudar de nome.

Afinal, dentro do protocolo legal para alteração da denominação de uma via pública em Santos, no litoral paulista, a Câmara realizou audiência pública na manhã desta sexta (16).

O objetivo é discutir a alteração do nome da Rua Guaiaó (nome indígena que deu origem à ilha de São Vicente, onde ficam São Vicente e Santos) por Armênio Mendes, empresário português falecido em 2017 e fundador do grupo empresarial Mendes.

Autor da proposta, o vereador Sérgio Santana (PL) diz que a nova via – se aprovada pela Câmara – prevê a mudança completa do trecho entre a Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6) e a Rua Alexandre Martins.

O trecho tem cerca de um quilômetro de distância.

Além de comércios e casas residenciais, a via conta com o Praiamar Corporate, Sheraton Hotel e Shopping Praiamar, todos construídos pelo grupo.

INSS

Não bastasse, a área sofrerá significativas mudanças em breve com o pedido do INSS para permutar área visando a construção de postos de atendimento do órgão em Santos, Praia Grande e São Paulo.

A área conta com 18 mil metros quadrados em frente ao shopping e ao lado do Praiamar Corporate. (leia mais aqui).

A ideia inicial, reconhece o vereador Santana, era que a alteração do trecho ocorresse apenas entre as ruas Pirajá da Silva e Alexandre Martins.

Trecho onde se concentram os empreendimentos do grupo.

No entanto, os herdeiros de Mendes se colocaram à disposição “para transformar o nome via em uma referência na Cidade”, segundo o edil.

Audiência pública discutiu a alteração da Rua Guaiaó para Alameda (ou Rua) Armênio Mendes. Alguns dos presentes não gostaram da mudança. A proposta agora segue para as comissões da Câmara para votação pelos vereadores. Foto: Divulgação/CMS

Repaginação da via

Assim, caso a proposta seja aprovada, a empresa pretende ‘repaginar’ a via – com autorização da prefeitura.

Dessa maneira, isso incluiria o aterramento da fiação, novas iluminação, paisagismo, calçamento e arborização, como explicou o advogado do grupo, Lucas Braz Rodrigues dos Santos.

Além disso,  implantação e ampliação das câmeras de segurança.

Aliás, a proposta prevê inclusive que não apenas o nome da via seja alterado, mas também sua denominação.

Ou seja, ao invés de Rua Armênio Mendes ela passaria a se chamar Alameda Armênio Mendes – como ocorre em ruas da Capital, como Alameda Santos e Alameda Campinas, por exemplo.

No entanto, o técnico Marcos Vinícius Cardoso, da secretaria de Infraestrutura, deu explicação técnica que não poderá haver mudança de rua para alameda em decorrência das características viárias da atual Rua Guaiaó.

Arborização

Por sua vez, fato minimizado pelo vereador e líder do Governo, Adilson Jr (PP).

Ou seja, o edil informou que a única exigência para o uso do termo alameda é que o espaço seja arborizado.

Jr. lembrou que o grupo já foi parceiro da Cidade ao investir mais de R$ 130 milhões nas obras da Nova Ponta da Praia e na construção do novo Centro de Convenções.

E assim, não haveria problema da empresa voltar a investir na via que homenageará seu fundador, conforme Jr.

No entanto, as obras ocorreram conforme acordo firmado com a Municipalidade em troca do aumento de área construtiva no lançamento da edificação mais alta de Santos, com 155 metros de altura, o outrora Navegantes Residence, batizado agora como Ilhas Resort.

Dessa forma, o mesmo chegou a ser questionado pelo Ministério Público, com posição contrária da Justiça local no primeiro momento, mas revertida pelo Tribunal de Justiça no final do ano passado.

 

Cadeiras vazias e pouco público na audiência pública que prevê a alteração do nome da via. Foto: Divulgação/CMS

Opiniões

Sendo rua ou alameda, nem todos os (poucos) moradores e comerciantes presentes à audiência pública ficaram satisfeitos com a notícia.

O empresário Silvio Reis Jr lamentou que o nome da Rua Guaiaó será apagado mesmo diante da sua importância histórica.

Assim, ele sugeriu que a mudança da nomenclatura ocorresse na Av. Rei Alberto, na Ponta da Praia, rei belga que visitou Santos por algumas horas e ganhou nome de avenida na Cidade.

A Rei Alberto tem empreendimentos do grupo Mendes, como o Ilhas da Grécia, e contará  com o futuro empreendimento Ilhas Resort, do mesmo grupo.

Assim, o vereador Santana explicou que o nome da via não será esquecido, mas preservado por meio de acesso via celular com uso de QR Code em placas espalhadas pela rua.

“Toda a informação do nome e a história da rua Guaiaó estarão disponíveis”, salientou.

Posição contrária também teve o ex-presidente do Conselho de Cultura de Santos – Concult, Júnior Brassalotti, que lamentou a alteração do nome da rua.

Além disso,  comparou a alteração com a posição do Congresso em relação às alterações em relação ao marco regulatório das terras indígenas.

Dessa forma, a Rua Guaiaó abriga residências, comércios, e hotel, além de complexo empresarial construído pelo grupo Mendes, empresa criada pelo empresário Armênio Mendes, que deverá dar o nome da rua em substituição à Guaiaó, nome indígena em homenagem à Ilha de São Vicente. Foto: Beto Iafullo

 

Quem paga a conta?

Moradora há 30 anos, a desenhista Silmara Rodrigues reclamou dos problemas decorrentes dos empreendimentos que surgiram ao longo da Rua Guaiaó.

Além disso, demonstrou preocupação com os custos decorrentes das mudanças de nome do local em relação à matrícula dos imóveis nos cartórios.

“Os moradores não podem ter este prejuízo”, reclamou.

Por sua vez, o advogado do grupo Mendes, Lucas Braz, disse que o grupo absorverá os custos dos documentos em relação às alterações nas matrículas dos imóveis.

Dessa forma, a autorização para emplacamento das vias não terá custo aos moradores, como explica o representante da prefeitura.

“Bastará apenas uma solicitação”, explicou Marcos Vinícius Cardoso, chefe de seção de Emplacamento da secretaria de Infraestrutura e Edificações.

Por sugestão do vereador Santana, uma comissão de moradores poderá ser criada para acompanhar as melhorias a serem feitas na via pública, caso a proposta seja aprovada na Câmara.

Próximas etapas

Assim, com a realização da audiência pública, como prevê a legislação, a mesma será publicada em ata e encaminhada às comissões internas do Legislativo.

Após esta etapa, o tema voltará ao plenário para votação pelos vereadores em segunda discussão.

No entanto, não há prazo para isso ocorrer.

Confira a audiência pública

https://www.facebook.com/camaramunicipaldesantos/videos/911724193256696

Leia também

@ Professor santista viaja pelo mundo junto com seu cão Belmiro

# Prazo para empresas interessadas em área na Aparecida do INSS encerra nesta sexta

# Polícia prende homem de 25 anos acusado de pornografia infantil

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.