Com o objetivo de trocar experiências, fortalecer redes de colaboração e debater políticas públicas voltadas à cultura, criatividade e inovação, Santos marca presença na 8ª edição do ECriativa – Reunião Anual dos Representantes das Cidades Criativas da Unesco no Brasil. O evento acontece até domingo (13), na cidade de Penedo, em Alagoas.
Abertura
A abertura oficial ocorreu nesta quinta-feira (10) e contou com a presença da assessora do Gabinete da Secretaria de Cultura de Santos, Raquel Pellegrini, que representa a cidade no encontro. Durante o evento, o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, ressaltou o papel inspirador de Santos, primeira cidade criativa da América Latina na categoria cinema. Segundo ele, a receptividade e o apoio da equipe santista foram fundamentais para que Penedo buscasse sua inserção na rede.
“Fomos até Santos e, para nossa alegria, recebemos apoio imediato da Raquel e sua equipe. Ela veio até Penedo e compartilhou os caminhos percorridos pela cidade, o que nos ajudou a trilhar um caminho semelhante”, afirmou Lopes.
Cidades criativas
Além de Santos, o ECriativa reúne representantes de outras cidades criativas como Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Paraty (RJ), João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB). Também participam municípios interessados em ingressar na rede, como Maceió (AL), São Paulo (SP) e Conde (PB).
Durante sua participação, Raquel Pellegrini apresenta os principais projetos realizados em Santos. Entre os destaques, estão as políticas públicas relacionadas ao audiovisual, marca registrada da cidade na rede Unesco. “Completamos dez anos como cidade criativa em cinema e celebramos os 20 anos da Santos Film Commission, uma das mais antigas do país”, afirmou.
Além disso, Raquel apresenta ações voltadas à economia criativa, desenvolvidas em parceria com o Sebrae. Entre elas, destacam-se as aceleradoras de negócios para os segmentos de gastronomia, artesanato e audiovisual.
Outro ponto importante abordado no encontro é o fortalecimento da formação na área do cinema. A Prefeitura de Santos compartilha iniciativas como o concurso de curtas-metragens “Lei Toninho Dantas”, que está em sua terceira edição e destina R$ 100 mil para cada um dos sete projetos contemplados. Também entra em pauta a Fábrica Audiovisual, com cursos técnicos e criativos, e a nova Escola Pública de Cinema, prevista para iniciar as atividades no próximo ano.
Expansão digital e novas redes
Santos também avança no campo da alfabetização digital. A cidade integra agora a rede MIL Cities, iniciativa ligada à MIL Alliance da Unesco. O foco está na expansão do projeto de Educação Midiática, implantado nas escolas municipais desde 2022, para as unidades das Vilas Tech das Vilas Criativas. A ação prepara os alunos para lidar de forma crítica e responsável com o fluxo de informações digitais, desenvolvendo habilidades para analisar, criar e compartilhar conteúdos com consciência.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.