A Prefeitura de Santos relançou, nesta terça-feira (22), o programa Viva o Bairro, agora com novo formato e foco ampliado. Campo Grande, Caneleira, Centro e Morro do Cruzeiro são os primeiros bairros a receber as ações da retomada, que segue até o próximo dia 8 de maio.
Durante o evento de abertura, realizado na Praça Mauá, foram apresentados os objetivos do programa: reforçar a manutenção urbana, oferecer serviços diretos à população e ouvir as demandas dos moradores. As atividades incluem pintura, capinação, sinalização viária, tapa-buracos, poda de árvores, drenagem, iluminação pública e paisagismo.
Além disso, trailers móveis estão sendo posicionados em pontos estratégicos para escutar a população e apoiar as ações de paisagismo. Nesses locais, os moradores podem sugerir melhorias e acompanhar o andamento das atividades.
De acordo com a Prefeitura, mais de mil servidores participam do programa, envolvendo diferentes secretarias e órgãos municipais. As ações serão ampliadas para outros bairros, com base nas demandas registradas junto à Ouvidoria e à Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).
Destaque
Outro destaque é a realização de uma Rua de Lazer ao final da programação em cada local, com atividades de esporte, cultura, cidadania, saúde, educação e geração de renda.
Segundo o prefeito Rogério Santos, o objetivo é aproximar o poder público dos cidadãos. “Queremos dar respostas rápidas e promover a escuta ativa. Essa é mais uma forma de garantir que as decisões atendam às reais necessidades de cada comunidade.”
O secretário da Sepref, Rivaldo Santos, destacou a importância do retorno do programa. “Foi uma iniciativa muito bem avaliada pelos santistas e agora volta com mais estrutura, como os dois trailers que vão atuar em toda a cidade.”
A Ouvidoria Municipal também atua como pilar central da ação. O ouvidor Marcos Libório lembra que o novo formato facilita a participação cidadã. “As pessoas poderão conversar diretamente com representantes da Administração, além de continuar contando com nossos canais digitais e presenciais.”
A Secretaria de Comunicação e Economia Criativa participa com ações de divulgação e conscientização. Para a secretária Selley Storino, a missão é fortalecer a transparência. “Vamos ampliar o acesso às informações e ajudar a combater a desinformação, incentivando a cidadania ativa.”
Onde encontrar a unidade móvel do programa:
Zona da Orla e Intermediária
Sociedade de Melhoramentos do Campo Grande – 23/4 a 29/4
Rua Carvalho de Mendonça x Av. Bernardino de Campos – 30/4 a 2/5
Estação Cidadania (Av. Ana Costa x Av. Francisco Glicério) – 5/5 a 8/5
Zona Noroeste
Praça João Antônio Sevilhano – 23/4 a 29/4
Centro de Convivência da Zona Noroeste – 30/4 a 2/5
Conjunto Caneleira 4 (Rua Ângelo Martins Melero, 251) – 5/5 a 8/5
Locais que recebem os primeiros serviços de raspação:
Campo Grande
Rua Teixeira de Freitas x Rua Carvalho de Mendonça
Rua José Clemente Pereira x Marquês de São Vicente
Centro
Rua Xavier da Silveira x Praça Barão do Rio Branco
Rua General Câmara x Rua da Constituição
Caneleira
Rua Sebastião Brasil de Castro Rios
Caminho São Jorge
Morro do Cruzeiro
Rua Santo Eduardo
Rua São João
Canais de contato com a Ouvidoria:
-
Telefones: 162 ou (13) 3213-7348 (segunda a sexta, das 7h às 18h30)
-
Atendimento presencial: Paço Municipal – Praça Mauá, térreo (das 10h às 16h)
-
Online: www.santos.sp.gov.br/ouvidoria
-
E-mail (dúvidas e informações): [email protected]
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.