A Ponta da Praia, em Santos, já está com novas muretas no trecho em frente à Avenida Saldanha da Gama, 194.
Sendo assim, serviço da Prefeitura que envolveu, também, a recuperação da embocadura do canal 7, junto à entrada do estuário.
No entanto, esses locais apresentavam acentuado desgaste em decorrência da força das marés, que descalçaram a embocadura e a base do muro que sustenta a mureta.
Os trabalhos envolveram 12 metros de largura da embocadura e cerca de 5 metros de extensão do canal 7.
Desse modo, entre a mureta da orla e o mar, conforme explicou o engenheiro civil Hélio Santos Jr., da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras.
Serviços
O enrocamento, que ameniza a força das marés, prosseguiu ele, ganhou um muro em graute, argamassa semelhante ao concreto, indicada para preenchimento de espaços vazios em estruturas.
Do lado oposto, foi executado muro em concreto ciclópico.
Dessa forma, sistema construtivo que envolve a incorporação de grandes pedras no concreto convencional, e também muro em graute.
Já no trecho em frente ao número 194, onde funcionou o antigo Senai, houve demolição com cerca de 70 metros de mureta junto ao canal.
Portanto, onde foi construído novo muro de sustentação da mureta em concreto ciclópico, com capa de graute e manta de bidim, que permite apenas a passagem da água.
Além disso, a área ajardinada foi refeita e ganhou 30m² de grama esmeralda em placas.
Investimento
Os serviços começaram em março, a cargo da Construtora Ferreira Marques, vencedora da concorrência pública.
Dessa maneira, representam um investimento de R$ 723.610,56. Com recursos obtidos junto ao Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal, voltado ao setor público.