Realizou-se no dia 7 do corrente, uma linda festa em comemoração aos festejos juninos da Casa de Reabilitação Kosei Home de Santos, que contou com a presença da comunidade nipônica da Baixada Santista e de São Paulo.
Os participantes puderam interagir com a cultura japonesa por meio de atividades tradicionais como o Karaokê, Taiko e as Danças Folclóricas, que lembraram um pedaço do Japão em nossa cidade.
Destacamos a presença do presidente da Associação Japonesa de Santos, Jorge Agifu, Sergio Doi, Massoyoshi Ibusuki, gerente da Kosei Home, bem como o Minoru Aoki, entre outros. Deve-se também ressaltar o momento de grande parceria com a prefeitura de Santos.
Atualmente, as atividades disponíveis na Casa Kosei Home são: jogos de xadrez, musicoterapia, coral, karaokê, fisioterapia, além da parte ecumênica e de visitas de artistas japoneses que também fazem parte do calendário desta entidade.
Parabéns, Brasil.
Parabéns, Japão.
Imigração japonesa
Há 107 anos, o Porto de Santos foi palco de um evento que marcou a história, a cultura e a economia brasileira. Em 18 de junho de 1908, uma quinta-feira, chegava a Santos o navio Kasato-Maru com 781 imigrantes japoneses que iriam engrossar as fileiras das lavouras paulistas.
Desde que chegaram ao Brasil, os japoneses ensinaram a língua japonesa aos seus descendentes. Hoje, muitos brasileiros sem ascendência começam a estudar a língua tendo interesse também pela milenar cultura do Japão.
Nos dias de hoje vivemos em um mundo sem fronteiras onde o conhecimento da língua japonesa é de fundamental importância para estreitar as relações entre o Brasil e o Japão. O jornal Boqnews parabeniza a comunidade nipônica e agradece a credibilidade de nosso periódico e aos anunciantes da coluna.
Deixe um comentário