Papo com… Zé Renato | Boqnews

Opiniões

05 DE FEVEREIRO DE 2010

Papo com… Zé Renato

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cantor, compositor e músico. Capixaba, criado no Rio de Janeiro, filho de jornalista, cresceu no meio musical com os  amigos de seu pai, entre eles Silvio Caldas – a quem homenageou gravando um disco. O interesse pela música surgiu a partir dos 12 anos, quando começou a aprender violão. Iniciou cantando em festivais, em 1977, e fez parte do excelente grupo vocal Boca Livre(comemoraram 30 anos em 2009). Em sua carreira solo, também gravou discos em homenagem a Chico Buarque, Noel Rosa, Zé Ketti, além de ter gravado um CD para crianças. Tem parcerias com Elton Medeiros, Pedro Luís, Paulinho da Viola, Milton Nascimento, entre outros ótimos nomes da MPB. Aos 53 anos, é reconhecido com os prêmios da APCA e da Música Brasileira como o melhor cantor em 2008 e 2009. Um mestre do canto e do bom gosto da música popular brasileira.


 


Volta  dos  Festivais
Eles servem como chamariz para uma leva de novos compositores, cantores  e instrumentistas, mas o importante  é  criar espaços e  alternativas para que  essa nova geração consiga  aparecer.Aliás, a internet nesse  ponto funciona  bem.


Boca  Livre
Continua  sendo  uma grande  escola, estamos finalizando um novo disco  sobre  a  obra  do compositor  e  cantor panamenho Ruben Blades, que deve sair esse ano.
 
Homenagens a Silvio Caldas, Zé Ketti, Noel, Chico, Orlando Silva…
São compositores /cantores que  tenho  como referências  até  hoje. Os trabalhos que fiz são de certa forma  um agradecimento  pela importância deles na minha vida profissional.


Carreira internacional
Fiz uma turnê três anos atrás nos EUA, mas não tenho nada  agendado por  enquanto. Provavelmente  esse  trabalho do Boca Livre sobre o Ruben Blades será lançado inicialmente nos EUA e America Latina.


Reconhecimento do público e da crítica
Fico feliz com o reconhecimento e  durante esse tempo tentei e tento fazer música com o maior prazer possível.


Família
Sou casado com Beatriz e tenho 3 filhos de casamentos anteriores: João Pedro, Lina e Benjamin.


Política
Apesar de alguns avanços na economia, os escândalos no Senado e no governo do DF acabaram deixando abertas tristes páginas na despedida do governo Lula


Brasil
Um país que adoro, tenho sorte de ter nascido aqui.


Futebol
Sempre Botafogo.


Rio de Janeiro
A cidade mais linda.


Talentos da nova MPB
Rodrigo Maranhão, Roberta Sá, Pedro Miranda, Zé Paulo Becker.


Um lugar
Recife.


Uma canção
Feitio de Oração(Noel Rosa/ Vadico).


Um músico
Toninho Horta


Projetos
Estou em estúdio gravando Imbora, um disco solo (voz/violão) , que é título de uma música inédita em parceria com Pedro Luís. O repertório será composto de músicas inéditas em parcerias com Cacaso, Pedro Luís, Ivan Santos, Joyce e algumas regravações. Há também o disco com o Boca Livre e estou preparando um projeto infantil (Água Pras Crianças).


 


Umas & Outras


PARCERIAS
Quando passeio pela praia e vejo essas tendas armadas pela prefeitura, com programação  musical noturna, penso que assim como esse projeto, outros poderiam ser mais valorizados. Será que essas tendas, que custam para a prefeitura, não podiam ser patrocinadas em troca da exposição de marcas e de programações diferenciadas à população? O mesmo não podia ser feito, por meio de projetos bem elaborados, com planejamento e prazos, para o Natal, Réveillon, entre outras datas interessantes para a Cidade?


PARCERIAS II
A nossa queima de fogos tem deixado a desejar, assim como a decoração de Natal. Sabemos que a prefeitura tem outras prioridades, mas a população também merece comemorar com emoção suas festas, além de  ser um incremento turístico. Tenho certeza que bons projetos  sempre terão apoio da iniciativa privada, da mídia e da população.


PRÉ CARNAVAL
Entra ano, sai ano e o espírito do feriado prolongado continua impregnado em nós. São projetos adiados para depois do Carnaval, assim como reuniões, compromissos, metas e outras obrigações. É aquela semana em que se empurra o trabalho com a barriga, valendo mesmo saber onde vamos passar o Carnaval, com quem, alugar casa, ficar em hotel, ficar em casa de amigos, não importa. O importante é se arrumar.


PRÉ CARNAVAL II
Parece que é uma obrigação sair da Cidade. Tudo bem que é uma oportunidade para viajar por alguns dias, mas para quem não vai pular Carnaval em cidades badaladas ou não está a fim de sair e pegar trânsito nas estradas, além de outros aborrecimentos, ficar por aqui e conhecer um pouco melhor a cidade, pode ser uma boa opção.  Outra é passear em Sampa tranqüila (se a chuva parar), colocar o cinema em dia, alugar filmes, ler e fazer nada, que podem igualmente ser opções carnavalescas interessantes. Neste ano, fico com a segunda opção!


CIDOC RESOLVE
O Cidoc-Procon atendeu em 2009 um total de 13.430 consumidores, sendo 2.617 atendimentos por telefone (informação) e 10.813 atendimentos de modo presencial. Deste montante, 9.003 foram solucionados, atingindo o percentual de sucesso de 83,26%. Reclamações dos serviços de telefonia estão em primeiro lugar. O Procon, assim como o Cidoc local, são ótimos serviços prestados à comunidade!


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.