Programa Cambridge International combina currículo nacional e internacional | Boqnews

Opiniões

03 DE OUTUBRO DE 2018

Programa Cambridge International combina currículo nacional e internacional

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Estudar em uma universidade renomada no exterior é o sonho de muitas crianças e adolescentes, mas o caminho nem sempre é fácil. Além da compreensão da língua, para mergulhar de verdade em uma cultura completamente diferente da nativa, é preciso realmente pertencer. Cambridge International chega na vida acadêmica para aproximar o estudante brasileiro das oportunidades no exterior.

O Guilherme estuda em escola bilíngue desde que entrou na escola mas quando mudei de São Paulo para Santos tive dificuldade de encontrar escola bilíngue na cidade. Na época, há 2 anos, só havia uma escola, de fato, bilíngue aqui, mas não tinha vaga. Hoje muitas escolas aqui em Santos têm um programa bilíngue, mas nenhuma delas utiliza o  programa Cambridge International . Mesmo assim, estou bem satisfeita com a escola que ele estuda.

Ao contrário do que muita gente pensa, o estudo de uma segunda língua na infância dá à criança uma fluência sem sofrimento e faz com que o mundo se abra em possibilidades de estudo, viagens, músicas, arte e cultura geral. “Eu acho que essa troca multicultural é muito rica e deixa as crianças mais abertas e com uma visão mais crítica do mundo”.

Para entender um pouco mais sobre o assunto e algumas diferenças entre escolas que utilizam o programa Cambridge International  e outras que têm um programa bilíngue e são credenciadas para aplicar teste de proficiência em inglês fui conversar com Country Manager de Cambridge Assessment International Education Fabrizio Rossi, que fez recentemente uma apresentação do programa em um evento em São Paulo.

Country Manager de Cambridge Assessment International Education Fabrizio Rossi Foto:divulgação

–  Algumas escolas não utilizam o programa de Cambridge International, mas são credenciadas para aplicar os testes em seus alunos. Qual a diferença entre utilizar o programa e ser somente credenciada?

Fabrizio – É importante entender sobre quais exames estamos falando: existem os exames de Cambridge Assessment English (Cambridge English) que são provas de proficiência linguística utilizados por várias instituições de ensino (escolas regulares e escolas de idiomas), mesmo por aquelas que não sejam credenciados como centro autorizado; e existem as qualificações de Cambridge Assessment International Education (Cambridge International) que são provas de várias disciplinas como matemática e ciências utilizadas apenas por escolas de ensino regular.

No caso de Cambridge International, todas as escolas passam por um processo de acreditação para que possam utilizar os programas (currículos) e aplicar os exames correspondentes. Estas são avaliações que acompanham o programa e servem como diagnóstico do desenvolvimento e aprendizado do aluno dentro dos parâmetros internacionais do currículo escolar. As qualificações mais avançadas do programa são aceitas por universidades no mundo todo, servindo como um passaporte internacional para estudos superiores.

 – O currículo das escolas que têm o programa é muito diferente do currículo das outras escolas?

Fabrizio – Podemos dizer que o currículo é, no geral, mais “funcional”. Como as escolas no território nacional têm a obrigatoriedade de seguir o currículo nacional, os alunos nas escolas Cambridge International têm acesso à educação básica brasileira como qualquer outro aluno, mas contam com o benefício complementar de um currículo internacional em língua inglesa. Cambridge International oferece o currículo internacional proporcionando que crianças e adolescentes aprendam todos os conteúdos de maneira a serem compatíveis com as duas formações paralelamente. Isso amplia o currículo e, consequentemente, o nível de aprendizado das crianças. Vale lembrar que há também muita similaridade entre os conteúdos exigidos nas diferentes disciplinas nos dois currículos, o de Cambridge International e o brasileiro.

 –  As crianças/adolescentes que fazem parte deste programa nem sempre vão estudar fora do Brasil. Muitas acabam querendo ficar com a família por perto. Elas são preparadas também para enfrentar um vestibular aqui no Brasil?

Fabrizio – Certamente! O Programa de Cambridge International compreende uma educação internacional, e isso quer dizer que os conhecimentos podem ser aplicados em qualquer lugar do mundo, inclusive no país de origem. O currículo obrigatório brasileiro não é secundário nas escolas adeptas ao programa e o aluno com bom desempenho na escola tem condições de se candidatar para cursos na USP ou em Oxford, por exemplo.

 –  De 5 anos para cá, o número de escolas bilíngues aumentou. A diferença em estudar em uma escola bilíngue e ter contato com a língua desde cedo facilita a entrada em uma universidade fora do país? OU uma criança que faz um curso de inglês regular tem as mesmas chances?

 –  Precisamos (re)definir o conceito de escola bilíngue: muitas escolas que se intitulam bilíngue, na verdade, oferecem apenas um sólido programa de língua inglesa, fazendo com que se torne desnecessário o estudo da língua em uma escola de idiomas, por exemplo. No caso de escolas Cambridge International podemos dizer que são escolas bilíngues e também de ensino internacional. Isso vai muito além de apenas um aumento na quantidade de aulas de inglês, como é o caso na maior parte das escolas que se dizem “bilíngues”. Cambridge International traz uma imersão real do currículo internacional em todas as disciplinas, ajudando a criança a entende-las e usa-las tanto em inglês, como em português, e aprofunda os conhecimentos sociais em parâmetros globais.

 –  Se a escola tiver interesse em conhecer o programa qual o procedimento?

Fabrizio – Um caminho é entrar em contato com Cambridge International diretamente por telefone ou e-mail. Em nosso país, o melhor jeito é a escola entrar em contato com o gerente de Cambridge International no Brasil, para que ele possa apresentar os programas e qualificações em maior detalhamento, explicar sobre os requisitos que devem ser atendidos, além de entender de perto as necessidades da escola.

Para conhecer mais do programa e das vantagens da educação internacional, acesse: http://www.cambridgeinternational.org/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.