A poucas horas das eleições, quase a metade dos eleitores de Santos ainda não sabem em quem votar nas eleições de domingo.
Na reta final , os 355 candidatos concentram todos os esforços em busca de votos destes eleitores.
Ao todo, em 2020 – durante a pandemia – foram 200.434 votos válidos distribuídos.
A tendência é que este número cresça em razão do aumento do eleitorado após quatro anos e também do fim da pandemia da Covid-19.
Assim, isso impacta o coeficiente eleitoral, ou seja, quanto mais votos válidos, maior o nível de corte.
Ou seja, se as eleições para vereador tiverem 210 mil votos válidos, a quociente eleitoral será de 10 mil (210 / 21 cadeiras na Câmara de Santos).
Pesquisa Enfoque/Boqnews divulgada na última quarta (2) revela que ninguém se destaca até o momento nestas eleições, ao contrário do que ocorreu em outras ocasiões.
Dessa forma, dificilmente alguém terá uma votação tão expressiva, como ocorrera com as eleições de Telma de Souza à vereança, quando obteve 20.631 votos em 2008, um recorde à ocasião.
Batido anos depois pelo professor Kenny Mendes, o recordista até hoje, com 24.765 votos nas eleições de 2016.
Por sua vez, a falta de recursos tem atrapalhado campanhas.
Afinal, quem tem mais recursos em caixa terá maior possibilidade de alcançar o eleitorado com seu nome e número.
Aliás, as discrepâncias financeiras nestas campanhas chamam a atenção em relação à distribuição do Fundo Eleitoral (leia mais aqui)
Outros 15,1% assinalaram que não votarão em qualquer nome ou simplesmente votarão em branco/anularão para o Legislativo.
Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou menos, em tese todos os candidatos estão tecnicamente empatados.
Cruzamentos
Do total de indecisos (44%), as mulheres representam 61,7% e os homens 38% para o cargo de vereador.
Por zona eleitoral, o maior volume de indecisos está na ZE 118ª, seguido pela ZE 273ª, 34,5% e pela ZE 273ª (34,5%).
Por bairros, 21,6% estão na Zona Noroeste, 13,3% no Campo Grande/Vila Belmiro/Marapé e 11,5% no Embaré, bairros que apresentam os maiores índices de indecisão quanto a escolha do nome.
Como foi feita
A pesquisa Enfoque/Boqnews ocorreu entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro, com 1000 eleitores acima de 16 anos.
A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou menos, com grau de confiança de 95%.
Dessa forma, a distribuição das pesquisas levou em consideração as zonas eleitorais, faixa etária e gênero.
Assim, foram 54,4% mulheres e 45,4% homens. Outros 0,2% não responderam.
Por zona eleitoral, as entrevistas foram distribuídas pela 273ª (35%), 118ª (33,3%) e 272ª (31,7%).
Por faixa etária, os eleitores entre 45 a 59 anos representam 25,9%; de 35 a 44 anos, 17,7%, de 60 a 69 anos, 15,7%; acima de 70 anos, 14,5%; de 25 a 34 anos, 14,2% e entre 16 a 24 anos, 12%.
Assim, a pesquisa está registrada sob o número SP 08566/2024 – Justiça Eleitoral.
Vale lembrar que a Enfoque/Boqnews realiza pesquisas eleitorais desde 1996.
Confira a pesquisa completa
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.