Rogério Santos e Rosana Valle enfatizam ações para vitória no segundo turno | Boqnews
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.
Foto: Divulgação/Rogério Santos e Rosana Valle Facebook 
                Rogério Santos e Rosana Valle enfatizam ações para vitória no segundo turno

Próximo dia 27

07 DE OUTUBRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Rogério Santos e Rosana Valle enfatizam ações para vitória no segundo turno

Com uma diferença de apenas 1.499 votos entre ambos, Rogério Santos e Rosana Valle voltam às urnas novamente em 27 de outubro

Por: Vinícius Dantas
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Após 20 anos, Santos voltará a ter segundo turno.

Afinal, no último domingo (6), os santistas decidiram que querem ouvir mais as propostas dos candidatos à prefeitura.

Isso ocorre após 20 anos, quando João Paulo Tavares Papa e Telma de Souza fizeram uma disputa acirrada, com vitória do primeiro por 1.771 votos (0,74 pontos percentuais).

Dessa vez, porém, a disputa será entre o atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos), e a deputada federal, Rosana Valle (PL).

Ambos terão pouco menos de três semanas para convencer os eleitores que têm a melhor proposta para a Cidade.

O segundo turno ocorrerá no próximo dia 27 de outubro.

Números

Dessa forma, Rogério ficou com 43,29% dos votos (101.498), enquanto Rosana obteve 42,65% (99.999), uma diferença de apenas 0,64 pontos percentuais (1.499 sufrágios).

Por sua vez, a ex-prefeita de Santos, Telma de Souza (PT) ficou em terceiro lugar com 13,41% dos votos (31.423).

Em último lugar, o candidato do Avante, Nando Pinheiro, ficou com 0,67% dos votos (1.565 votos).

No total, foram 250.178 votos, 234.485 votos válidos, 9.481 nulos e 6.212 em branco.

Contudo, na eleição de 2020, o atual prefeito venceu no primeiro turno por 50,58% votos (101.268).

Ou seja, ele praticamente repetiu sua votação na primeira eleição – ocorrida durante a pandemia.

Além disso, na época, compareceram às urnas 229.006 eleitores, com 199.168 votos válidos, 18.107 nulos e 10.684 em branco.

Rogério Santos

Durante participação no programa Jornal Enfoque desta segunda-feira (7), o atual prefeito de Santos, Rogério Santos abordou que os resultados foram positivos.

“Fiquei feliz, quero agradecer as pessoas que acreditaram e votaram na gente e era o planejamento que tínhamos feito. Primeiro, vencer o primeiro turno e isso conseguimos com uma margem apertada. Todos sabíamos que em Santos haveria uma eleição histórica. Vocês, jornalistas, já previam isso e as pesquisas mostravam uma votação bastante acirrada”, ao ressaltar a pesquisa Enfoque que apontava a tendência de segundo turno.

Além da conquista do primeiro objetivo, Rogério também mencionou que o segundo era formar uma bancada formada por eleitos da base de sua coligação na Câmara – o que ocorreu com 14 dos 21 vereadores –  e isso também foi positivo.

“Você precisa ter governabilidade. O projeto não é vencer eleições. O projeto é governar, fazer com que Santos avance. É um trabalho em conjunto, democrático e é isso que queremos”.

Estratégias

Desse modo, o chefe do Executivo  abordou as estratégias para o segundo turno.

“Tenho certeza que essa polarização mudou muita coisa, até o comportamento do pesquisado. Trabalharemos para conquistar esses 130 mil votos, o voto de quem não votou na gente que foi para o segundo turno e o das pessoas que não foram votar. A estratégia, independente do voto dos outros adversários ou de quem não votou, é a mesma, ou seja, falar a verdade, as propostas. É o voto consciente, de uma cidade que quer continuar conquistando”.

 

Apoios

Questionado sobre receber apoio da esquerda, principalmente da ex-prefeita de Santos e vereadora Telma de Souza, do PT, ele revela que qualquer apoio é positivo, pois quer trabalhar pela Cidade.

“Todo voto é bem-vindo. Falamos para todas pessoas; da direita, esquerda, do centro. Falamos com a cidade de Santos. Não tenho esse papel ideológico, venho da gestão pública, do trabalho de resultados. Trabalhamos para o desenvolvimento de Santos e para gerarmos oportunidade, principalmente para quem mais precisa. E dentro dessa linha de trabalho nós temos essa coerência”.

Além disso,  é não trair o princípio, pois ele possui sua maneira de pensar e a melhor maneira é lidar.

“O nosso caminho é o caminho da verdade, da coerência, seguimos em linha reta. O que está junto, está junto. Já sobre eventuais possibilidades não sabemos o que vai acontecer”.

 

Rosana Valle

Por sua vez, a candidata à prefeitura de Santos pelo PL, Rosana Valle também mencionou sobre os resultados, após coletiva à imprensa na noite de domingo (6).

“Foi uma vitória histórica. Há 20 anos não tínhamos segundo turno na nossa Cidade. Estamos com bastante expectativa, lutamos contra o poder econômico e o mesmo grupo que está no poder há quase 30 anos. Lutamos contra institutos de pesquisas que não acertaram resultados, isso de certa forma induz a opinião do eleitor, o único que acertou foi de fora daqui, então não foram os institutos locais”.

No entanto, vale ressaltar que a pesquisa Enfoque/Boqnews apontava um cenário de segundo turno, tendo o prefeito Rogério Santos ligeira vantagem.

Sediada em Santos (SP), a empresa realiza pesquisas eleitorais desde 1996.

De qualquer forma, Rosana enfatizou que agora o jogo está ‘zerado’.

“É um contra um e espero que nos debates possamos mostrar para os santistas quem possui o melhor plano de governo para a Cidade pensando no futuro, pensando na Cidade para as próximas gerações e não para as próximas eleições”, enfatizou em sua coletiva.

 

Desafios para o segundo turno

Por sua vez, sobre os desafios para o segundo turno, ela aborda que trabalhará ainda mais nesta nova etapa para estar nas comunidades e mais perto dos santistas, pois em alguns lugares ela não conseguiu entrar e agora sua equipe terá uma estratégia de estar mais presente e de falar.

“O que me atrapalhou bastante foi esse jogo combinado de três contra um durante os debates. Então menos tempo de televisão, a maior parte dos vereadores e candidatos também estão na outra chapa, porque quase todos os partidos estão do outro lado. Agora é outra eleição. O jogo está empatado e eu tenho convicção no meu coração que vou convencer o santista que a gente tem o melhor plano para nossa cidade”.

Rosana também comentou sobre estar na frente no início das eleições e depois ser superada por Rogério no primeiro turno, com quantidades de votos superiores na Zona Noroeste.

“Eu vou buscar (a diferença) e para estarmos presentes existe uma série de complicações em algumas comunidades. A máquina usou muito a narrativa de que vou acabar com isso e aquilo, o que não é verdade, então vamos contar isso para o santista. Vamos tentar estar mais lá para falar com as pessoas e a gente vai cuidar do santista, seja ele da Zona Noroeste, da Zona Leste, dos Morros, da Praia. Existem problemas na Cidade que precisam ser resolvidos pela prefeitura”.

Das propostas apresentadas no primeiro turno, ela conta que a prioridade será o santista, “para cuidar da saúde, da educação, estabelecer mudanças, porque a cidade é rica e precisa entregar para o santista o serviço à altura do que os santistas arrecadam para a administração”.

Telma de Souza

Por sua vez, a vereadora Telma de Souza (PT) também gravou um vídeo nas redes sociais de agradecimento aos votos obtidos destacando que sua participação foi fundamental para a realização do segundo turno.
Confira o programa completo com os três videos
https://www.youtube.com/watch?v=DFCSH58q3-4

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por: