PSB dará apoio à candidatura do prefeito Rogério Santos, garante Furtado | Boqnews
Decano na Câmara, o vereador Benedito Furtado falou sobre o cenário atual do momento político. Foto: Carla Nascimento

Eleições 2024

19 DE JUNHO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

PSB dará apoio à candidatura do prefeito Rogério Santos, garante Furtado

Decano na Câmara, Benedito Furtado aposta que o candidato do governo será o prefeito Rogério Santos, que terá muito o que apresentar na campanha

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ex-presidente do PSB santista, o vereador Benedito Furtado (PSB) assegura que o partido apoiará a candidatura do prefeito Rogério Santos à reeleição.

Ainda que o partido seja de centro-esquerda e hoje tenha o vice-presidente Geraldo Alckmin como aliado do presidente Lula, do PT, a dobradinha não ocorrerá em Santos, no litoral paulista.

Pelo menos no primeiro turno.

Afinal, o PT terá candidatura própria com a vereadora, ex-deputada e ex-prefeita Telma de Souza, algo que Furtado entende como natural.

“O PT, que está no Governo Federal, não pode abrir mão de ter candidatura em Santos, uma das cidades mais importantes do País”, resume.

Aliás, um arco de alianças de partidos progressistas (centro-esquerda e esquerda) já garantiram apoio à parlamentar.

Além da Federação (PT-PCdoB e PV),  o PDT, PSOL e Rede apoiam a parlamentar.

Neste arco, apenas o PSB, da linha progressista, estaria fora desta frente de apoio.

“Nossa prioridade hoje é apoiar a candidatura de centro. É preferível estar junto, construir e impedir que a gente volte ao tempo das trevas”, salientou em clara crítica ao risco de vitória do bolsonarismo na Cidade.

Conforme ele, a candidatura de centro seria representada pelo prefeito Rogério Santos, hoje no Republicanos e “o candidato do governo”, como aposta Furtado.

Já a direita estaria representada pela deputada Rosana Valle (PL), que não assumiu sua candidatura até o momento, mas contará com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Por sua vez, a frente de partidos de esquerda apoiará a vereadora Telma de Souza (PT).

Jornal Enfoque

Furtado participou do Jornal Enfoque desta quarta (19), onde falou sobre as previsões eleitorais e defendeu a candidatura à reeleição do prefeito Rogério Santos.

Nos bastidores, o nome oficial do candidato do governo ainda não foi sacramentado, pois há chance do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) voltar a disputar a prefeitura de Santos no lugar de Rogério.

O impasse, na avaliação de Furtado, é prejudicial.

No entanto, ele acredita que até o final do mês ou na primeira semana de julho, o cenário estará claro.

“Acho que não será o Paulo (Alexandre Barbosa). A gente pode perder um deputado aqui. Além disso, há chance do Alberto Mourão ganhar em Praia Grande. Assim, a região, que hoje tem quatro deputados, reduziria sua bancada pela metade”, salienta.

Vale lembrar que caso a disputa envolva tanto os deputados Paulo Alexandre e Rosana Valle em eventual segundo turno, a Baixada Santista já perderia uma cadeira na Câmara Federal.

Caso o ex-prefeito de Praia Grande e atual deputado Alberto Mourão seja eleito, a baixa pode ser de 50%.

Além disso, segundo Furtado, o prefeito assumiu em plena pandemia (em 2021), quando houve necessidade até de lockdown na cidade para brecar o avanço de pessoas internadas pela Covid-19 com o risco da falta de leitos.

“Na prática, o governo começou a andar apenas no segundo semestre de 2022, pois no primeiro semestre ainda existiam várias incertezas em relação à doença. Então muita coisa ficou represada, o que vemos agora em relação a tantas obras saindo juntas”, salienta.

Outros assuntos

Furtado também analisou o cenário eleitoral, que ele considera como um dos mais acirrados na história recente da política santista.

Sobre o PSB, seu partido, ele crê que a legenda possa fazer de 2 a 3 vereadores.

“Nossa chapa está melhor que na eleição passada”, salientando que a legenda lançará 22 nomes, inclusive 7 mulheres, como determina a legislação.

Além disso, enfatizou a preocupação sobre o futuro da escola Acácio de Paula Leite Sampaio, hoje sob posse da Câmara de Santos.

“Foi um Presente de Grego com Cavalo de Tróia”, disse, lembrando que foi uma das vozes contrárias à cessão do edifício por parte da prefeitura para a Câmara na gestões do então prefeito Paulo Alexandre e do presidente do Legislativo, Rui de Rosis.

Tombado, o prédio enfrenta problemas com invasões, depredações e inundações, trazendo gastos para o Legislativo.

Estima-se que a recuperação do prédio vai custar entre R$ 25 milhões a R$ 30 milhões.

“Sou a favor da devolução do prédio à prefeitura e que ela faça um acordo com o Estado, que tem mais recursos”, enfatiza.

Livro

Furtado também falou do lançamento do seu sexto livro, Tempos de Esperança.

O lançamento ocorrerá no dia 29 de junho, na Abor, (Praça Primeiro de Maio, s/n, na Ponta da Praia)

Confira o programa completo

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.