O Palmeiras nos últimos anos está fazendo jus ao seu hino e mostrando que de fato é campeão. Porém, para completar o sonho da torcida falta o título do Mundial de Clubes.
O Verdão inicia sua trajetória na competição nesta terça-feira (8) às 13h30 (horário de Brasília), contra o vencedor de Al-Ahly (Egito) x Monterrey (México)., que jogam neste sábado (5).
A equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira busca chegar na final e espantar o fantasma da última edição, quando perdeu para o Tigres (México) na semifinal e foi superado nos pênaltis para o possível adversário Al-Ahly na disputa pelo 3º lugar.
Para a estreia do Mundial, o Palmeiras deve contar com força máxima e manter o padrão tático que conquistou a Copa Libertadores em 2021.
Assim, o time deve ir a campo com os seguintes jogadores: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gomez, Luan e Piquerez (ou Jorge); Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Rony e Dudu.

Palmeiras venceu o Flamengo a final/Foto: Cesar Greco/SEP
Tempos difíceis
Poucas pessoas imaginariam que um clube rebaixado há 10 anos iria se reerguer rapidamente e dominar o futebol brasileiro. Em 2012, o Palmeiras viveu um dos piores anos de sua história.
Apesar da conquista da Copa do Brasil, o Verdão acabou sendo rebaixado no Campeonato Brasileiro, com uma campanha vexatória. A queda aconteceu faltando duas rodadas para o fim da competição. No ano seguinte, Paulo Nobre assumiu a presidência do clube.
O Verdão conseguiu o acesso e o título da Série B com tranquilidade.
Uma das marcas da gestão de Paulo Nobre foram as contratações, muitas delas em excesso. Para se ter uma ideia, em um ano e meio na presidência, foram mais de 30 atletas. Dentre os reforços que não deram certo estão: Bruno César, Victorino, Diogo, Marquinhos Gabriel, Felipe Menezes e Mouche.
A quantidade excessiva de contratações sem medir uma estratégia e as trocas de treinadores foram preponderantes para um péssimo Campeonato Brasileiro em 2014. O Palmeiras só conseguiu escapar de um novo rebaixamento na última rodada. Jogando no recém inaugurado Allianz Parque, a equipe apenas empatou diante do Athletico/PR em 1 x 1. Com a partida encerrada, os torcedores do Palmeiras voltaram-se para o jogo entre Vitória x Santos, que estava empatado em 0 x 0. Em caso de gol da equipe rubro-negra, o Palmeiras seria rebaixado.
Para a sorte do Palestra, Thiago Ribeiro marcou o gol da vitória do Santos e a torcida fez a festa no Allianz Parque, em uma das cenas mais marcantes do futebol brasileiro. Ao mesmo tempo que a equipe sofria em campo, as finanças do clube começavam a dar sinais de recuperação, algo que chamou a atenção de investidores e atletas.
O ano da virada
2015 foi o ano da virada para o Palmeiras. A diretoria foi em busca de mais reforços, alguns de impacto como Zé Roberto e Dudu. Vale ressaltar que Paulo Nobre trouxe Alexandre Mattos para gestão do futebol. Ele tinha destaque na montagem do elenco do Cruzeiro, bicampeão brasileiro em 2013/2014.
Além disso, a Crefisa começou a patrocinar o clube e ter participação direta nos investimentos e contrações de atletas. Outro fator preponderante para a reconstrução do Palmeiras foi o novo estádio. O Allianz Parque virou um trunfo para o clube, sobretudo dentro de campo, haja visto que os adversários encontram dificuldades quando jogam na arena, que recebe um bom público na maioria das ocasiões e tem grama sintética.
O Allianz Parque virou um grande ponto de equilíbrio para a renda do clube, principalmente com a bilheteria dos jogos. A adesão ao plano de sócios também aqueceu as receitas do Palmeiras.
O primeiro sinal de virada veio no Campeonato Paulista de 2015, após a classificação heroica na semifinal contra o Corinthians. O Verdão foi superado pelo Santos na decisão.
No mesmo ano, o Palmeiras se vingou do Peixe em grande estilo. As duas equipes chegaram na final da Copa do Brasil. Após a derrota por 1 x 0 na Vila Belmiro, o Alviverde conseguiu fazer 2 x 1 no Allianz Parque, com gols de Dudu.
Na disputa por pênaltis brilhou a estrela do goleiro Fernando Prass, que defendeu uma cobrança e converteu o pênalti final.
O título da Copa do Brasil de 2015, com o técnico Marcelo Oliveira, marcou o início da arrancada do Palmeiras.

Fernando Prass foi um dos grandes nomes da conquista da Copa do Brasil 2015/Foto: César Greco/SEP
Maior campeão brasileiro
O jejum sem títulos do Brasileirão já durava 22 anos. Só que em 2016 a espera finalmente acabou. Após a demissão de Marcelo Oliveira, a diretoria do Palmeiras contratou o técnico Cuca e trouxe menos reforços, porém mais certeiros, como Yerry Mina, Moisés, Tchê Tchê e Roger Guedes.
Além disso, o Palmeiras contava com a estrela do jovem Gabriel Jesus.
Em um dos campeonatos mais disputados dos últimos anos, o Verdão fez uma disputada acirrada com Santos e Flamengo. A equipe do técnico Cuca conseguiu uma sequência de vitórias no segundo turno e conquistou o título na penúltima rodada, após a vitória por 1 x 0 diante da Chapecoense. O gol do título foi marcado pelo lateral Fabiano.
Em 2018, já com Maurício Galiotte na presidência, o Alviverde chegou na final do Paulistão, mas acabou perdendo para o Corinthians.No mesmo ano, a diretoria trouxe Felipão.
O objetivo era conquistar a Copa Libertadores, mas o sonho acabou parando na semifinal para o Boca Juniors. No Campeonato Brasileiro, o Palmeiras teve uma arrancada espetacular e assumiu a liderança na 27ª rodada. Flamengo, Internacional, Grêmio e São Paulo também brigavam pelo título, porém ninguém conseguiu alcançar o Verdão. A confirmação do título veio na penúltima rodada diante do Vasco, em São Januário, com uma vitória por 1 x 0. Deyverson acabou sendo o herói da conquista.
Vale lembrar que diversos jogadores da atual equipe titular já faziam parte do time em 2018, caso de Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gomez e Luan. O título do Brasileirão em 2018 consolidou o Palmeiras como maior campeão da competição com 10 taças.

Palmeiras é o maior campeão brasileiro/Foto: César Greco/SEP
Ano mágico
Em 2020, a diretoria trouxe o experiente técnico Vanderlei Luxemburgo para assumir o comando da equipe. Ele decidiu apostar em jogadores da base, como Patrick de Paula e Gabriel Menino.
Assim, o time construiu uma base sólida com um elenco de atletas renomados, jogadores experientes e jovens promessas. O primeiro sinal do sucesso veio no Campeonato Paulista, com o título diante do Corinthians. No Campeonato Brasileiro, após uma sequência negativa, a diretoria demitiu Luxemburgo e trouxe o português Abel Ferreira. Era o início de um sonho.
A equipe chegou nas fases finais da Copa do Brasil e da Libertadores que só foram disputadas em 2021 por conta da pandemia.
Após eliminar o River Plate na semifinal, o Verdão enfrentou o Santos no Maracanã. O dia 30 de janeiro jamais será esquecido pelos palmeirenses e santistas. Em um jogo truncado, as equipes não criaram muitas oportunidades de gol. Até que aos 53 minutos da etapa complementar, Rony cruzou e Breno Lopes de cabeça fez o gol do título.

Palmeiras derrotou o Santos com gol nos minutos finais/Foto: Divulgação
O Palmeiras ainda conquistou o tetracampeonato da Copa do Brasil, após vencer os dois jogos contra o Grêmio na grande decisão. A equipe decepcionou no Mundial de Clubes e colecionou três vices em 2021 (Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Paulista).
Os resultados foram suficientes para Abel Ferreira ser criticado, mas ele deu a volta por cima. Na Copa Libertadores, a equipe jogou um futebol bonito e passou pela Universidad Católica, o rival São Paulo e o favorito Atlético/MG até chegar à decisão contra o Flamengo, em Montevidéu, no Uruguai.
Em uma das maiores atuações da história do clube, o Palmeiras venceu o Rubro-Negro por 2 x 1, gols de Raphael Veiga e Deyverson.
O gol do título saiu na prorrogação e explodiu de alegria os torcedores que estavam no estádio Centenário e todos os palmeirenses no Brasil. Dessa forma, a América foi verde pela terceira vez e o Palestra se juntou São Paulo, Santos e Grêmio como clubes brasileiros com mais títulos de Libertadores.
Mundial
Vencer o Mundial de Clubes é uma obsessão para o Palmeiras, já que os rivais, como Corinthians, São Paulo e Santos fazem piada com o clube por não ter o título mundial.
Vale destacar que existe uma polêmica muito grande nesta questão, pois o clube considera a Copa Rio de 1951, como um título equivalente ao atual Mundial de Clubes.
As discussões sempre vão existir, mas a torcida do Palmeiras está confiante no título neste ano, já que o Chelsea não é nenhum ‘bicho-papão’. Vale destacar que o Alviverde já acabou com a piada de não ter Copinha neste ano, com o título conquistado no último dia 25 contra o Santos. A ‘torcida que canta e vibra’quer seguir colecionado títulos. A TV Band transmitirá o jogo na terça, a partir das 13h