Uma via localizada ao lado da prefeitura, a Cidade de Toledo hoje é muito conhecida por ser o endereço do histórico prédio dos correios do Centro.
Assim, é popularmente chamado de “O Correio da cidade”, remetendo à época em que o município se desenvolvia apenas naquela região.
A Cidade de Toledo
Toledo é uma das cidades mais antigas da Espanha, situada na região de Castela-La Mancha.
Por esssa razão, é conhecida como a “Cidade das Três Culturas”.
Foi um importante centro cultural, religioso e político, abrigando muçulmanos, judeus e cristãos durante a Idade Média.
Portanto, esse convívio multicultural deixou um legado arquitetônico e cultural visível nos templos religiosos da cidade.
A cidade foi capital do Reino Visigodo no século VI e permaneceu um centro religioso de destaque durante séculos, sendo a sede do arcebispado espanhol.
Por isso, após a reconquista cristã, Toledo tornou-se um símbolo do Renascimento cultural espanhol, com figuras como El Greco.
Assim, em 1561 deixa de ser capital da Espanha, após Madri assumir o posto.
Durante a Guerra Civil Espanhola (1936–1939), a defesa do Alcázar de Toledo se tornou um episódio simbólico de resistência e sacrifício.
Hoje, é um Patrimônio Mundial da UNESCO, atraindo visitantes por sua história vibrante, arquitetura medieval bem preservada e por ser um testemunho do encontro entre culturas.
A Rua
Em 1822, a via pública que começava nos Quatro Cantos (local onde hoje fica a bolsa do Café, na confluência das Ruas Frei Gaspar com XV de novembro) e terminava no Campo da Misericórdia (atual Praça Visconde de Mauá).
Por ssa razão, passou a ser conhecida como Rua da Misericórdia, não se sabe ao certo o nome da rua antes dessa mudança.
Dessa forma, na sessão da Câmara Municipal de 28 de dezembro de 1865, o presidente, Visconde de Embaré, decidiu alterar a denominação e os limites de algumas vias públicas.
A Rua da Misericórdia, ligando o antigo Beco do Inferno (atual Rua Frei Gaspar) ao Largo da Coroação (atual Praça Visconde de Mauá) foi renomeada para Travessa da Coroação.
Na sessão de 4 de setembro de 1891, foi proposto desapropriar os prédios 13, 15 e 17 da Praça Mauá.
Com isso, prolongou a Travessa até a futura rua projetada 41, atual Augusto Severo, nos terrenos do Convento do Carmo, ligando-a à Rua Direita (atual Rua 15 de Novembro).
Por sua vez, em 21 de janeiro de 1914, o vereador João Manuel Alfaia Rodrigues Júnior apresentou a proposta de renomear a Travessa Mauá (não há registros de quando a Travessa da Coroação ganhou o novo nome) para Rua Cidade de Toledo.
Essa mudança foi um reconhecimento à cidade espanhola de Toledo pelo zelo dedicado aos restos de Bartolomeu de Gusmão.
Portanto, apesar de ter sido aprovado, foi apenas em 16 de fevereiro de 1921 que prefeito coronel Joaquim Montenegro, sancionou a lei n° 647
Com isso, foram alteradas o nome de mais de 100 logradouros, oficializando o novo nome da via a partir de 1 de janeiro de 1922
Entre a aprovação na Câmara e a sanção do prefeito, a Travessa da Coroação passa a se chamar Rua 14.
Na Baixada Santista
Assim, com cerca de 250m, a via divide espaço com a Praça Mauá.
Segundo o abairramento oficial (foto), a praça Mauá se encerra na linha do bonde.
Ou seja, todo o trecho a direita da linha é a Rua Cidade de Toledo.
No entanto, a placas de Rua não respeitam essa determinação e a via deixa de existir entre as Ruas Riachuelo e Dom Pedro II.
Na Baixada Santista, apenas a cidade de Santos homenageia a cidade de Toledo
