O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (3) que o Brasil tomará “todas as medidas cabíveis” diante da decisão dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 10% sobre produtos brasileiros. O anúncio foi feito na última quarta-feira (2) pelo presidente norte-americano, Donald Trump, como parte de um pacote global de tarifas sobre importações.
“Defendemos o multilateralismo e o livre comércio. E responderemos a qualquer tentativa de impor um protecionismo que não cabe mais hoje no mundo”, declarou Lula.
O presidente reforçou que o Brasil agirá para proteger suas empresas e trabalhadores. “Diante da decisão dos Estados Unidos de impor uma sobretaxa aos produtos brasileiros, tomaremos todas as medidas cabíveis para defender as nossas empresas e os nossos trabalhadores, tendo como referência a lei da reciprocidade econômica, aprovada ontem pelo Congresso Nacional, e as diretrizes da Organização Mundial do Comércio”, disse.
Lula discursou durante o evento “O Brasil dando a volta por cima”, que, segundo ele, serviu como um balanço das conquistas do governo nos últimos dois anos.
“Começamos reconstruindo um país deixado em ruínas pelo governo anterior. O Brasil voltou a sonhar e a ter esperança. Estamos deixando de ser o eterno país do futuro para construir nosso futuro hoje”, afirmou.
Desenvolvimento econômico
O presidente também destacou avanços em desenvolvimento econômico, inclusão social, tecnologia e justiça social. “Queremos um Brasil menos desigual e mais justo, que invista em saúde, educação e serviços públicos de qualidade. Não toleramos ameaças à democracia e não abrimos mão da nossa soberania. Falamos de igual para igual com todos os países, do mais pobre ao mais rico, e exigimos reciprocidade no tratamento”, ressaltou.
A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e contou com a presença de ministros, parlamentares e representantes de movimentos sociais.
Durante o evento, Lula também reafirmou o compromisso de expandir o programa Minha Casa, Minha Vida para a classe média e anunciou a implantação da TV 3.0, um sistema que integra televisão aberta e internet.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.