APS e Bertioga dão primeiro passo para reabrir ao turismo a Vila de Itatinga | Boqnews
Foto: Divulgação/APS

Turismo

25 DE JUNHO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

APS e Bertioga dão primeiro passo para reabrir ao turismo a Vila de Itatinga

O termo de acordo de cooperação técnica foi firmado com a presença de vereadores e também de antigos moradores

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e o prefeito de Bertioga, Caio Matheus, assinaram, na segunda (24), compromisso para dar início, no começo do próximo semestre, às visitações públicas à Vila de Itatinga. Sendo assim, onde fica a usina hidrelétrica do Porto de Santos, que completa em outubro deste ano 114 anos de existência.

O termo de acordo de cooperação técnica foi firmado na própria Vila de Itatinga. Dessa maneira, com a presença de vereadores e também de antigos moradores, que há mais de 10 anos não tinham a oportunidade de voltar ao local. Emocionadas, muitas pessoas que passaram a infância no local, e hoje moram em Bertioga, reviveram momentos importantes de suas vidas.

A Prefeitura de Bertioga fará agora o credenciamento das agências de viagens que vão operar as visitas guiadas. Portanto, seguindo sempre as recomendações de segurança dos técnicos da APS, informou o prefeito Caio Matheus, que agradeceu ao presidente Pomini por ter atendido um antigo pleito de Bertioga e que tentava viabilizar desde o início do seu primeiro mandato.

Primeira e segunda fase

Nesta primeira fase, as visitas serão restritas à Vila de Itatinga, que tem 70 casas na sua área principal. Além de escola, igreja, posto médico e a estrutura do antigo cinema. Dessa maneira, que funcionava no local, que já teve habitação por mais de 100 famílias, incluindo os moradores da parte alta e da área da antiga fazenda.

Na segunda fase está prevista visitação às várias trilhas existentes nos arredores, sempre muito ricas em vida animal e com exuberante da Mata Atlântica.

O presidente Pomini e o prefeito falaram também sobre o lançamento da PPP. Portanto, que permitirá que investidores privados incrementem a produção da Usina Hidrelétrica de Itatinga.

Desse modo, que hoje tem capacidade para 15 megawtts e pode chegar a gerar 25 mw. Hoje, existe apenas 7 mw que têm utilização no abastecimento da sede da APS e alguns trechos da margem direita do Porto de Santos.

“Vamos lançar uma Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para sentir o potencial dos investidores, que, como contrapartida à exploração de energia elétrica, terão que produzir Hidrogênio Verde para o Porto de Santos substituir o combustível fóssil no abastecimento dos navios que mais poluem”, afirmou Pomini.

O presidente da APS ressaltou que “os investidores da PPP também poderão incentivar uma nova etapa do uso turístico da Vila de Itatinga, com total preservação do meio ambiente. E que contemple os moradores de Bertioga, da região, de outros estados e países”, afirmou Pomini, que concordou com pedido do prefeito Caio no sentido de priorizar moradores de Bertioga na ocupação das vagas de emprego que terão criação no futuro empreendimento.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.