Após mais de duas décadas de atuação em Santos, o Grupo GSH fechou a unidade do Banco de Sangue de Santos, localizada à Rua Armando Salles de Oliveira, 138, no Boqueirão.
Assim, a unidade fechou as portas na última terça-feira (28).
Não bastasse, o assunto repercutiu na sessão da Câmara de Santos desta quinta (2). Vereador Paulo Miyasiro (Republicanos) comentou sobre o fechamento.
Segundo a empresa, a iniciativa é decorrente de estratégias operacionais que visam sempre oferecer assistência hemoterápica aos hospitais.
Contudo, o GSH informa que continuará abastecendo os hospitais locais e da região por meio do Banco de Sangue de São Paulo.
Além do recém-inaugurado Banco de Sangue de Santo André, com capacidade para receber até 3 mil doadores de sangue/mês.
Além disso, as cinco agências transfusionais do Grupo GSH continuarão funcionando no Município.
Por sua vez, o espaço funcionava em frente à Casa de Saúde, levando muitas pessoas a acharem que o serviço era exclusivo do hospital.
No entanto, outros hospitais também recebiam o produto do Banco de Sangue de Santos.
Porém, segundo o hospital, o serviço era terceirizado e não ocorrerá qualquer alteração no tocante ao abastecimento de sangue ao hospital.

Portanto, Santos passa a contar apenas com dois locais para doação de sangue. Foto: Isabela Carrari/PMS-Arquivo
Onde doar?
Assim, as opções para quem quer doar sangue se limitam a duas:
Santa Casa de Santos (https://santacasadesantos.org.br/portal/para-voce/banco-de-sangue), Avenida Dr. Cláudio Luiz da Costa, 50 – Jabaquara, aberto das 7h às 16h de segunda a sexta e das 7h às 11h aos sábados
Hemonúcleo de Santos/Colsan (Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão), que atende de segunda a sábado, das 8h às 12h30 (exceto feriados). Telefone (13) 3223.2860. (funcionamento dentro do Hospital Guilherme Álvaro)